Instituto Federal - Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centenário da Rede Federal > Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Início do conteúdo da página

Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2017, 15h41 | Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2017, 15h56 | Acessos: 1220
banner rede federal

 

CENTENÁRIO 

Este site contém informações de comemoração do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os conteúdos desta página são referentes aos anos de 2008 a 2010.

O ano de 1909 é considerado o marco do ensino profissionalizante no Brasil com a criação de 19 ‘Escolas de Aprendizes Artífices’, por meio do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, do então presidente da República, Nilo Peçanha.

Vinte e oito anos depois, as escolas foram transformadas em ‘Liceus Profissionais’, agora, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus. Em 1942, os Liceus deram lugar às ‘Escolas Industriais e Técnicas’. A mudança seguinte ocorreu em 1959, com as primeiras ‘Escolas Técnicas Federais’. Já em 1978, foram criados os Centros Federais de Educação Tecnológica, os CEFETs.

Em 2008, outro marco na história da Educação Profissional no Brasil se deu com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir dos CEFETs, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas Federais. O mesmo instrumento legal que criou os Institutos Federais, a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Atualmente, 38 Institutos Federais, 02 CEFETs, o Colégio Pedro II e 22 escolas técnicas vinculadas a universidades federais integram a RFEPCT.

Os Institutos Federais representam um modelo inovador de instituição, e atuam na oferta de cursos de qualificação, técnicos, superiores de tecnologia, engenharias, formação de professores e programas de pós-graduação lato e stricto sensu. As unidades que compõem a Rede Federal são referências em suas áreas de atuação.

 

Histórico da Educação Profissional

Acesse o mapa da Expansão da Rede Federal.



agenda

AGENDA

Confira a agenda das comemorações.

linha do tempo

LINHA DO TEMPO

Veja a história da Rede.

FMEP

Acesse o site do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

vídeo

VÍDEO

Assista ao vídeo sobre a Rede.

selo

SELO

Faça o download dos arquivos do selo.

fotos

FOTOS

Veja algumas fotos da história da Rede.

Fim do conteúdo da página