Instituto Federal - Secretário de Educação Profissional visita unidade do SEST SENAT no DF Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Secretário de Educação Profissional visita unidade do SEST SENAT no DF
Início do conteúdo da página

Secretário de Educação Profissional visita unidade do SEST SENAT no DF

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 19h08 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 19h11 | Acessos: 1400

27ea40e0 a1b7 41ea 8a2a 68f53e989cb1O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcos Viegas, visitou na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, a unidade de Brasília do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Localizada na cidade de Samambaia, a instituição atende aproximadamente 10 mil alunos por ano em cursos de formação e qualificação de profissionais para atuar no transporte de cargas e de passageiros. A unidade também atua na oferta de cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Nesta visita ele foi acompanhado pelo diretor de integração das Redes de Educação Profissional da Setec, Gustavo Estevão, e da coordenadora de projetos especiais do Departamento Nacional do SEST SENAT, Gabriela Rizza.

Durante a visita, o Secretário Viegas conversou com os alunos, professores e conheceu as salas de aula, laboratórios para as aulas práticas de mecânica de aeronaves e motores a diesel, e toda a infraestrutura da área de saúde, esporte, lazer e cultura da unidade.

“Temos um reconhecimento pelo serviço ofertado pelos serviços nacionais de aprendizagem aos jovens e trabalhadores de todo o Brasil. Trata-se de uma rede com larga expertise na formação de profissionais e que segue atenta às demandas do setor produtivo por mão de obra qualificada, junto às outras redes de educação profissional e tecnológica de referência”, observou Viegas.

Secretário Marcos Viegas testa Simulador de Direção do SEST SENAT de BrasíliaEntre as 147 unidades do SEST SENAT no Brasil, a de Samambaia foi a primeira a receber a instalação de um simulador de direção, equipamento que permitirá aprimorar o processo de qualificação de motoristas profissionais de ônibus, caminhões e carretas, além de aumentar a segurança e reduzir custos. Adquirido ao custo unitário de R$ 692,7 mil, o simulador de direção deve ser instalado em mais 59 unidades do SEST SENAT até junho de 2017, totalizado um investimento de mais de R$ 40 milhões em infraestrutura tecnológica.

A unidade de Samambaia é destaque também por ofertar o curso de mecânica de aeronaves, juntamente com as Unidades do SEST SENAT em Belo Horizonte, Jacareí (SP) e Recife. O curso é um dos mais procurados. “A aviação é um dos grandes mercados e é onde existe uma grande carência por formação humana qualificada. Também temos uma grande procura por cursos de formação de motoristas para o transporte de cargas e de passageiros”, explica o coordenador de Educação Profissional da unidade, Haroldo Willuweit.

registrado em:
Fim do conteúdo da página