Instituto Federal - Oficinas de produção de café e chocolate se destacam na SBPC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oficinas de produção de café e chocolate se destacam na SBPC
Início do conteúdo da página

Oficinas de produção de café e chocolate se destacam na SBPC

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 09h37 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2016, 09h39 | Acessos: 749

oficina cafe06Já pensou em produzir seu próprio café de forma orgânica? E produzir chocolate em casa? Os visitantes do espaço Expot&C, na 68ª reunião anual da SBPC tiveram a oportunidade de participar das oficinas Novas Formas de Preparo do Café e Do Cacau ao Chocolate, na noite da última segunda-feira, 4, e na manhã desta terça-feira, 5. As atividades foram ofertadas dentro da programação do estande do Ministério da Educação no evento.

Concorridas, as oficinas despertaram a atenção dos visitantes pelo paladar. Na oficina do café, por exemplo, os participantes foram apresentados às novas tendências de produção, como cafés certificados, dentre eles o sistema de produção orgânico, que trazem sustentabilidade à produção e novas formas de preparo da bebida.

“Hoje é cada vez maior a quantidade de pessoas que consomem cafés especiais e bebidas geladas feitas a partir do café. O Brasil é o maior produtor e exportador do mundo. Agregar valor ao café brasileiro e promover novas formas do produto são formas de valorizar ainda mais o mercado”, explica Leandro Paiva.

Professor do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Leandro Paiva é também pesquisador e juiz de competições nacionais e internacionais relacionadas ao café. A unidade de atuação do docente é referência em estudo sobre produção de cafés especiais e atua em sistema de parceria com cooperativas e associações de produtores no estado de Minas Gerais.

Atento à oficina, o estudante Carlos André relata que não sabia que existiam tantas variedades e forma distintas para o preparo do café. “É impressionante como existem tantas maneiras de fazer a mesma bebida, e que isso é muito distinto de um país para o outro. Confesso que foi uma surpresa saber que o natural em outros países é não utilizar açúcar para apreciar o café”, comenta o jovem, ao aguardar na fila para degustar a bebida produzida na oficina.

Já a oficina para produção do chocolate registra a participação de mais de 3 mil pessoas em diversas mostras, em vários municípios da Bahia e em outros estados brasileiros. Quem afirma éoficina chocolate03 o professor Ivan Pereira, do Campus Uruçuca do Instituto Federal Baiano. Nesta oficina, os visitantes conheceram as variedades do fruto, a qualidade das amêndoas do cacau, o processo de produção do chocolate e foram desafiados a degustar, por meio da análise sensorial, as propriedades de quatro amostras de chocolates com teores diferentes de cacau.

Ivan explica que quanto maior a participação do fruto no chocolate, mais rico nutricionalmente é o alimento. “Já temos comprovação de que o chocolate faz bem para a saúde, graças à presença de polifenóis. Existe uma norma regulamentadora que indica um percentual mínimo de 25% de sólidos de cacau para que o produto seja de fato considerado chocolate”, disse.

Para o professor, a participação em feiras e eventos como a SBPC é uma possibilidade de intercâmbio com outros pesquisadores e de firmar parcerias. “Já recebemos no estande do MEC a visita de um produtor de cacau que nos ofereceu campo de estágio em sua propriedade para os nossos alunos”, relata Ivan.

registrado em:
Fim do conteúdo da página