Instituto Federal - Projetos de inovação resgatam movimentos históricos do sertão Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos de inovação resgatam movimentos históricos do sertão
Início do conteúdo da página

Projetos de inovação resgatam movimentos históricos do sertão

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 15h15 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 15h15 | Acessos: 1588

Quem visitou o estande do Ministério da Educação na 68ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve a oportunidade de conhecer protótipos de projetos de inovação desenvolvidos nos institutos federais e também de aprender sobre um pouco da rica história do sertão nordestino. Os institutos federais Baiano (IF Baiano) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) apresentaram projetos que trazem referência a movimentos como a Guerra dos Canudos e o Cangaço.

Gabriel de Oliveira Souza é estudante do curso técnico integrado em química do Campus Catu do IF Baiano. Ele integra a equipe que desenvolveu um jogo que retrata toda a ambientação do movimento liderado pelo líder religioso Antônio Conselheiro e que ficou registrado na história como a Guerra de Canudos, ocorrida no interior do estado da Bahia.DSCN4058

Com o título Guerra dos Sertões, o jogo é resultado de um projeto de extensão dos professores Marcelo Souza e Cayo Santana. “O objetivo principal é possibilitar um aprendizado mais lúdico e imersivo para os estudantes da educação básica sobre um dos mais importantes movimentos sociais da nossa história”, afirma Gabriel.

Já a mostra itinerante da cidade de Salgueiro, interior de Pernambuco, retratou fatos históricos da localidade que viveu a passagem do grupo de homens e mulheres liderados por Virgulino Ferreira, popularmente conhecido como Lampião, e que liderou o movimento conhecido como Cangaço. Entre os fatos históricos expostos, algumas ruínas de uma casa que serviu de abrigo para o grupo de Lampião em uma troca de tiros com os militares e artefatos de prata com mais de 200 anos.

Para Magdiel Joctã dos Santos Gomes, aluno expositor do projeto, o objetivo é o resgate e a retratação da história. “Muitos jovens não tem conhecimento da nossa história, cheia de riquezas. O projeto auxilia o resgate às novas gerações.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página