Instituto Federal - Alunos viajam para a África do Sul pelo Abrace o Mundo 2016 Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos viajam para a África do Sul pelo Abrace o Mundo 2016
Início do conteúdo da página

Alunos viajam para a África do Sul pelo Abrace o Mundo 2016

Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2016, 18h06 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2016, 18h06 | Acessos: 807

IMG 9544 250x167Vinte estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís – Monte Castelo embarcam neste dia 28 de julho para uma nova e inigualável experiência em suas vidas, a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde irão realizar, pelo período de quatro semanas, intercâmbio linguístico e cultural e curso de inglês através da segunda edição do programa Abrace o Mundo, do Campus Monte Castelo. A edição de 2015 enviou 20 alunos para a África do Sul sob a supervisão da professora Carla Marina e, em 2016, serão enviados outros 20 estudantes, acompanhados da professora Anairan Jerônimo.

A última reunião de orientação com os alunos ocorreu nesta terça-feira (26) as 18:30h no Campus Monte Castelo, com a presença das professoras Carla Marina e Anairan Jerônimo e da diretora-geral do Campus Monte Castelo, Regina Muniz, idealizadora do projeto Abrace o Mundo. A diretora Regina Muniz destacou a importância da independência que eles irão adquirir a partir dessa viagem e suas consequentes responsabilidades. “O programa é importante para que os alunos passem a exercer suas próprias responsabilidades, ficando mais distantes da proteção dos pais aqui no Brasil. Eles estarão lá não só para ganho pessoal, mas também como representantes do IFMA, do Maranhão e do Brasil em uma comunidade estrangeira”, destacou ela.

A professora de inglês Carla Marina, que esteve acompanhando os alunos na viagem de 2015, deu algumas dicas e orientações aos alunos que vão este ano e comentou a importância da participação no programa.”Não é uma viagem turística mas uma oportunidade de eles conhecerem melhor a si mesmos e terem um intercâmbio direto com a língua inglesa através dos estudos linguísticos e desenvolver a habilidade da fala e da leitura”, comenta ela. Carla Marina destacou ainda que no período de inscrições, mais de 200 estudantes se interessaram em participar do intercâmbio. O estudante Gabriel Fassarella, do segundo ano do curso de Segurança do Trabalho, comentou suas expectativas para a viagem: “Já estou esperando um clima bem mais frio quando chegar lá. Essa experiência certamente irá acrescentar muito para o meu currículo futuramente, e, além disso, poderei expandir minha rede de contatos e relacionamento com pessoas de diferentes culturas, que terei a oportunidade de conhecer lá”, contou Gabriel.

A professora de português e inglês do Campus Monte Castelo, Anairan Jerônimo, além de acompanhar e supervisionar os alunos, também vai realizar um curso de aperfeiçoamento de língua inglesa na Cidade do Cabo no mesmo período. “Além do intercâmbio, vejo que este é um momento de autoconhecimento de cada aluno que vai viajar, vão aprender a resolver seus problemas sozinhos. Com o curso, vou conseguir aprimorar a fluência e proficiência no inglês, assim como eles. O que eles vão viver, eu também vou viver”, comenta ela.IMG 9545 250x167

O Programa

Nos últimos anos, o IFMA já encaminhou mais de 250 alunos para programas de intercâmbio no exterior. A maior parte deles é formada por estudantes dos cursos de nível superior contemplados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. O Projeto Abrace o Mundo é a primeira ação de mobilidade internacional inteiramente realizada pelo Instituto, partindo do Campus São Luís – Monte Castelo com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint).

O Abrace o Mundo é uma ação promovida pelo IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, que selecionou os estudantes a partir de prova de conhecimento em inglês, avaliação socioeconômica familiar e coeficiente de rendimento escolar. Esta é a segunda edição do programa, que teve início em 2015 e em 2016 conta com o valor da bolsa para custeio das despesas de viagem dos estudantes de R$ 16.250,00 por aluno.

registrado em:
Fim do conteúdo da página