Instituto Federal - Solenidade celebra história e crescimento do Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Solenidade celebra história e crescimento do Campus Salinas
Início do conteúdo da página

Solenidade celebra história e crescimento do Campus Salinas

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 11h19 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 11h19 | Acessos: 1110

DSC04626Homenagens, inauguração de obras, presenças ilustres, resgate da história do Campus, poesia, apresentação cultural e emoção. Tudo isso foi presenciado pelas autoridades, servidores, alunos, colaboradores, parceiros, ex-servidores, ex-alunos e demais convidados que estiveram presentes na solenidade realizada no Campus Salinas nesta sexta-feira (16/09).

Com a presença do secretário substituto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, professor Gustavo Maurício Estevão de Azevedo, do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, do presidente da Emater-MG, Glênio Martins, do prefeito municipal de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, do deputado federal Domingos Sávio e de diretores de diversos campi do IFNMG, o evento marcou também uma despedida simbólica da diretora do Campus Salinas gestão 2012-2016, professora Maria Araci Magalhães e do diretor substituto, professor Thiago Moreira dos Santos, que em alguns dias irão passar a condução dos próximos quatro anos para os recém-eleitos Wagner Patrício de Sousa Júnior, como diretor-geral, e Fabrício Silveira Santos, como diretor-geral substituto.

Em nome do Ministério da Educação, o professor Gustavo Estevão destacou a importância de se valorizar e homenagear as pessoas que fizeram e fazem com que os alunos, que são a razão máxima de todo o esforço, possam estudar com qualidade e com toda infraestrutura necessária. “O que estou testemunhando aqui é muito mais do que uma cerimônia de inauguração, é uma grande festa de confraternização. E parabenizo vocês por isso pois nenhuma instituição faz história só com obra, faz sobretudo com pessoas, que são inclusive as responsáveis pela obras”, ressaltou o professor Gustavo.

O diretor reforçou também a importância da educação na superação da crise e no desenvolvimento do país e destacou que, atento a isso, o MEC empreenderá esforços para concluir as obras que estão em andamento nos institutos federais em todo o país e posteriormente dar sequência à expansão da educação profissional e tecnológica.

18 obras inauguradas

Dentre os legados conquistados nos últimos quatro anos, as construções e reformas em todo o Campus chamam a atenção e já contribuem significativamente para um desenvolvimento ainda melhor do processo de ensino-aprendizagem dos mais de 2.000 alunos dos cursos presenciais e mais de 2.000 dos cursos a distância.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, agradeceu e destacou o trabalho desenvolvido por todos aqueles que tanto se dedicaram à história de excelência do Campus Salinas, incluindo a diretora-geral Maria Araci, que está deixando o cargo. “Essas obras representam e demonstram o reforço do Campus Salinas e de todo o IFNMG em levar educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade a toda a metade norte de Minas. A nossa meta é estar presente em todos os municípios de nossa área de abrangência, e por isso é que cobramos de quem estava, está e estará no governo para que olhe com carinho para nossa região para conseguirmos de fato mudar a realidade do povo”, disse o reitor.

Simbolicamente, a solenidade promoveu a inauguração de 18 dessas obras. Construção de quiosques, prédios, laboratórios, academias, biblioteca, ginásio, quadras poliesportivas e estábulos e reforma de outros prédios foram algumas das estruturas agora formalmente inauguradas.

 

Homenagens

DSC04544A solenidade contou ainda com homenagens de agradecimento a ex-diretores, ex-servidores, ex-funcionários, colaboradores e parceiros pelos relevantes serviços prestados durante toda a história do Campus, que foi criada originalmente como Escola de Iniciação Agrícola de Salinas, em 1953, posteriormente Ginásio Agrícola, Escola Agrotécnica Federal e desde 2008 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.

Com poesia e emoção, as homenagens foram anunciadas pela diretora-geral Maria Araci e pelo diretor-geral substituto Thiago Moreira e entregues por servidores atuais do Campus. Ao final, a professora Araci também foi homenageada por sua dedicação e batalha pelo Campus ao longo dos últimos quatro anos.

Reunião e visitas

Antes da solenidade, o secretário substituto Gustavo Estevão reuniu-se com o reitor, os pró-reitores e os diretores-gerais de quase todos 11 campi do IFNMG e além das demandas e agradecimentos de cada gestor, ouviu uma apresentação institucional sobre a história, a abrangência e os cursos do Instituto e falou sobre o empenho do Ministério da Educação em fortalecer, organizar e divulgar ainda mais a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através de parcerias, finalização de obras, retomada de modalidades de cursos, fortalecimento da educação a distância e prosseguimento à expansão.

Acompanhando do reitor e de diretores do IFNMG, o professor Gustavo Estevão conheceu as obras inauguradas e demais instalações do Campus Salinas, o futuro Hospital Veterinário do Campus, que está em fase de construção, e o Museu da Cachaça, mantido pela prefeitura e governo de Minas e que através de rótulos, equipamentos, aromas, vídeos e depoimentos conta a história da produção das mundialmente famosas cachaças artesanais de Salinas e região. O IFNMG – Campus Salinas, conectado a esse arranjo produtivo, oferece desde 2005 o curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça.

DSC04359No dia seguinte, os dirigentes do IFNMG levaram o secretário substituto para conhecer as instalações e as obras em andamento do Campus Montes Claros, que possui uma área total de mais de 110 mil metros quadrados e conta com 9 salas de aula, 11 laboratórios e 17 salas administrativas e pedagógicas e quatro obras estão em andamento: garagem, almoxarifado, laboratórios de edificações e o prédio de ensino 2, no qual irão funcionar os cursos superiores de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica e os cursos técnicos de segurança do trabalho e eletrotécnica, possibilitando também a oferta de licenciatura em química no prédio 1. Os dirigentes aproveitaram para solicitar carinho especial da SETEC para liberação de recursos para construção de outras importantes obras para o campus.

Posteriormente, o diretor conheceu a Reitoria do IFNMG, em Montes Claros, e as ações, videoaulas, apostilas e estúdio do Centro de Referência em Educação a Distância e Projetos Especiais (CEAD), que atua hoje em mais de 130 municípios e conta com mais de 10 mil alunos matriculados.

Confira mais fotos na página do IFNMG no Facebook.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFNMG

registrado em:
Fim do conteúdo da página