Instituto Federal - Rede Federal completa 107 anos Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Rede Federal completa 107 anos
Início do conteúdo da página

Rede Federal completa 107 anos

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2016, 16h45 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 16h46 | Acessos: 681

aberturaA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completou 107 anos no dia 23 de setembro reunida durante o Congresso Mundial da Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) e a 40º edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) em Vitória – ES.

“O papel da Educação Profissional no Século XXI” foi o tema do evento organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tendo como realizadores o Ministério da Educação (MEC), a Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Pouco mais de mil pessoas, entre representantes da Rede Federal brasileira e de 18 delegações estrangeiras de todos os continentes participaram de conferências, mesas redondas, seminários e apresentações de experiências exitosas, no período de 23 a 27 de setembro. Paralelo aos eventos, também aconteceu o International Youth Camp (Acampamento Internacional da Juventude), que reuniu 34 estudantes de diversas partes do mundo em debates e práticas sobre Sustentabilidade, Empreendedorismo, Desenvolvimento de Lideranças e Educação inclusiva.

No estande do Ministério da Educação o público pode conhecer uma mostra de pesquisas tecnológicas realizadas pela Rede Federal apresentadas pelos próprios alunos de vários Estados e também como estão funcionando os primeiros cinco Polos de Inovação dos Institutos.

Para o coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi), Prof. Edmar Almeida de Moraes, o WFCP/Reditec foi uma oportunidade de ouvir a Rede Federal com seus desafios e alicerçar parcerias nacionais e internacionais.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é ligada a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. São 38 Institutos Federais presentes em todos estados, oferecendo cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

Essa Rede ainda é formada por instituições que não aderiram aos Institutos Federais, mas também oferecem educação profissional em todos os níveis. São dois Cefets, 25 escolas técnicas vinculadas a Universidades, o Colégio Pedro II e uma Universidade Tecnológica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página