Instituto Federal - Solenidade marca a abertura oficial do Conecta IF Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Solenidade marca a abertura oficial do Conecta IF
Início do conteúdo da página

Solenidade marca a abertura oficial do Conecta IF

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 10h38 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 11h51 | Acessos: 706

conecta 2Os estudantes aficionados em tecnologia e inovação já têm encontro marcado nos próximos dias: o Conecta IF. O maior evento da área promovido pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, 3, no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB). Além da solenidade, a abertura do evento contou com duas atividades inspiradoras para os participantes. Com nomes de peso da área, o público assistiu às palestras “Eu posso programar”, com a diretora de Filantropia da Microsoft na América Latina, Jennifer Brooks, e “Programar para transformar”, com o fundador da ONG Comitê de Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio.

“Esse é um encontro que, além de integrar arte, ciência e tecnologia, promove um encontro de gente”. Assim o reitor do IFB, Wilson Conciani, definiu a proposta do Conecta IF ao citar a vocação do evento como um espaço para vivenciar, na prática, a educação integral em um só lugar. Com a expectativa de receber mais de 20 mil participantes ao longo de toda a programação, o dirigente destacou a capacidade do evento de conectar pessoas em prol de um trabalho voltado para sociedade. “É dessas instituições que podem sair a solução para grandes problemas do nosso país, e a proposta do evento é justamente colocar em contato aqueles que desenvolvem essas soluções com a própria comunidade”, falou.

Lembrando a forte parceria entre as instituições federais e o setor produtivo, o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi), José Luis Gordon, ressaltou o papel desenvolvido pelos institutos dentro desse conjunto. “O grande insumo da inovação é a educação, e os institutos cumprem um papel muito importante na formação de pessoas capacitadas a promover essa inovação”, falou o diretor.

Após lembrar as parcerias estabelecidas entre o IFB e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), o presidente da entidade, Jael Antônio da Silva, destacou a importância da formação profissional oferecida pelo instituto: “a instituição contribui para a qualificação e a inovação em Brasília de modo geral”.conecta 3

A formação de qualidade oferecida pelos institutos também integrou o discurso do deputado Izalci. “É nas empresas que acontece a inovação, mas ela só sai do papel a partir do conhecimento produzido dentro das universidades e institutos”, comentou. Segundo ele, os avanços da legislação sobre a educação profissional refletem o reconhecimento da sociedade frente às contribuições dadas por essas instituições.

Definindo o Conecta IF como um marco nas áreas da inovação e tecnologia, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender, relembrou a concepção do evento: “Quando o IFB levou ao Conif a proposta do Conecta IF, ainda não tínhamos a dimensão que ele tomaria, mas apostamos nessa proposta de conexão entre as instituições da Rede Federal e ficamos muito satisfeitos em ver a mobilização que se formou em torno desse projeto”, comemorou.

Programe-se

A programação do Conecta IF segue até sexta-feira (07), no Campus Samambaia, com uma intensa programação. No total, serão 19 eventos acontecendo simultaneamente. Compõem a programação palestras, oficinas, mostras,workshops, rodas de conversas, encontro de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais.

Fique por dentro de tudo que acontece no Conecta IF. Acompanhe o site do evento: conectaif.ifb.edu.br.

Fonte: Comunicação oficial do Conecta IF 2016.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página