Instituto Federal - Institutos federais marcaram presença em festival de robótica Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Institutos federais marcaram presença em festival de robótica
Início do conteúdo da página

Institutos federais marcaram presença em festival de robótica

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 11h17 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 11h19 | Acessos: 565

unnamedNo primeiro dia de disputas das Olimpíadas do Conhecimento, encerrada no domingo, 13, em Brasília, o espaço destinado ao Festival Sesi de Robótica First Lego League (FLL) atraiu o público presente e os competidores. Em uma arena montada no centro do pavilhão, robôs construídos por estudantes de até 16 anos com peças de lego, tinham de executar, em etapas (rounds) de três minutos, tarefas como transportar um tubarão de um aquário para outro ou resgatar animais de áreas alagadas. Tudo isso ao som de música animada, equipes fantasiadas e gritos de guerra das torcidas.

As equipes participantes vieram das 27 unidades federativas. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi representada na competição por estudantes dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia da Bahia (IFBA), de Rondônia (IFRO) e de Tocantins (IFTO).

A equipe do IFRO participou com dez estudantes e dois professores dos campi de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. A aluna Victória Machado, do curso técnico de informática do Campus Porto Velho, disse que os conhecimentos adquiridos na experiência olímpica vão além daqueles aprendidos em sala de aula. “Essa é a primeira competição de robótica de que participo fora de Rondônia, e está sendo incrível, principalmente porque é possível visualizar, de forma aplicada, a programação que aprendemos em sala de aula”, afirmou.robotica 31

A professora Elisângela Bibá Gomes, do Campus Porto Velho Calama, apontou diversos conhecimentos que os estudantes adquiriram com a competição. “Aqui eles aprendem a trabalhar em equipe, a lidar com frustrações, a tomar decisões de correção de rumo e a trabalharem o raciocínio lógico, além de trocar experiências com outras equipes e perceber que o mundo da tecnologia vai muito além dos ambientes em que vivem”, disse.

Representante do estado de Tocantins, a equipe GuaraBots reuniu sete integrantes — três estudantes do Campus Dianópolis do IFTO, três do Sesi e um da Escola Estadual Euclides Muniz. Já a equipe AutoBot, que representou a Bahia, participou da competição com estudantes e professores do Campus Salvador do IFBA.

robotica 36Na competição, cada equipe participou de dois rounds, de três minutos cada um, na mesa principal de execução das tarefas. O último e decisivo round foi realizado na sexta-feira, 11 de novembro. Para a escolha da equipe vencedora, os competidores também foram avaliados, além do desempenho dos robôs nas mesas, em outros dois critérios. Na categoria core values, que trata do entrosamento dos componentes, e na apresentação de projetos de pesquisas com soluções inovadoras relacionadas ao tema animal allies (animal aliados). Era necessário mostrar porque a relação dos homens com os animais pode ser produtiva ou ameaçadora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página