Instituto Federal - Titular da Setec conhece projetos desenvolvidos por estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Abertas chamadas públicas para cotas de iniciação científica
Início do conteúdo da página

Titular da Setec conhece projetos desenvolvidos por estudantes

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 11h33 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 11h34 | Acessos: 532

“A educação profissional deve ser observada como uma oportunidade de formação aos jovens e trabalhadores; ela tem o poder de potencializar nossa indústria e o capital humano no mercado de trabalho”. A afirmação é da titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Nascimento. Ela visitou na manhã de quarta-feira, 10, a Olimpíada do Conhecimento, competição organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o apoio do MEC.visita Secretaria 1

No estande do MEC, a secretária conheceu projetos e pesquisas de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dentre eles um sistema de gestão de consumo de água para prédios públicos. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), com recursos financeiros do governo federal.

visita secretaria 2Na área de engenharia agrícola e pecuária, Eline Nascimento elogiou o desempenho da Rede Federal. A área foi uma das sete envolvidas na competição e teve a totalidade das equipes pertencentes a institutos federais. “Temos pesquisas de ponta na área agrícola. O Brasil é um país que tem no setor agropecuário um dos pilares de sua economia”, disse. “Nosso objetivo é fomentar pesquisas para que elas possam influenciar no desenvolvimento dessa matriz.”

Ao avaliar o formato do evento e a promoção de competições para estudantes do ensino profissionalizante, a secretária destacou a importância do intercâmbio de ideias e a troca de experiências para o crescimento dos estudantes e professores. “Eles adquirem uma visão mais macro daquilo que estão fazendo na escola, da riqueza do aprendizado, do ambiente de troca, do conhecimento de outras experiências”, afirmou. “A Olimpíada do Conhecimento abre um leque de oportunidades, de visão do mundo e de oportunidades.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página