Instituto Federal - Espaço do MEC destaca projetos inovadores criados por estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Espaço do MEC destaca projetos inovadores criados por estudantes
Início do conteúdo da página

Espaço do MEC destaca projetos inovadores criados por estudantes

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 11h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 11h43 | Acessos: 736

mec 1O estande do Ministério da Educação na maior competição de educação profissional das américas, a Olimpíada do Conhecimento, recebeu visitas de jovens apaixonados por tecnologia e pesquisadores de todas as regiões do país entre os dias 10 e 13 últimos. Em exposição, projetos de inovação financiados com recursos do governo federal voltados para a solução de problemas reais da sociedade e do setor produtivo.

Dentre os projetos em exposição, estava o dos estudantes Diego Ferrari e Igor Gomes, do Campus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Sob a orientação do professor Vinicius Carvalhães, eles apresentaram o foguete reutilizável para pulverização de nuvens. O equipamento chega a atingir 6,5 mil metros de altura e, ao entrar em contato com uma nuvem, proporciona um fenômeno físico que faz as gotas se aglomerarem de forma a aumentar a densidade da nuvem e as chances de chuva.mec 66

"É importante destacar que não criamos chuva; nós analisamos as nuvens para saber quais são propícias à pulverização e, aí sim, lançamos o foguete”, explica Igor. “Após o lançamento, no máximo em uma hora já temos o resultado. As chances de chover aumentam de 50% a 75%.”

Outro projeto exposto no espaço é o sistema de gestão do consumo de água de prédios públicos. O protótipo está finalizado e em fase de testes. O sistema oferece ao gestor todos os dados, em tempo real, de medição, vazão e volume do consumo de água.

"O sistema tem o mesmo princípio de funcionamento dos hidrômetros das concessionárias, mas a grande diferença é que o gestor tem a possibilidade de dispor de vários equipamentos espalhados pelo prédio para fornecer, por computador, tablet ou celular, as informações sobre vazão e volume”, explica o estudante Marcos Rangel, do Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense).

mec 98Também foram expostos no espaço os projetos Software Syswab (System for Water Balance), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas); Desenvolvimento de Bebidas Lácteas Probióticas, Saborizadas com Frutos do Cerrado e Enriquecidas com Farinha da Casca da Jaboticaba, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), e Embalagem Biodegradável e Ativa com Função Antimicrobiana para Aplicação em Alimentos e Extração de Oléos Voláteis, do Instituto Federal de Brasília (IFB).

registrado em:
Fim do conteúdo da página