Instituto Federal - Abertura do Connepi 2016 surpreende participantes com apresentação artístico-cultural Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Abertura do Connepi 2016 surpreende participantes com apresentação artístico-cultural
Início do conteúdo da página

Abertura do Connepi 2016 surpreende participantes com apresentação artístico-cultural

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 11h03 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 11h50

2fc0a45e a29b 43ab 91c1 d5a449ca138fA noite de abertura do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) contou com a participação de centenas de pessoas e surpreendeu a todos com uma apresentação artístico-cultural irreverente sobre o guerreiro e pastoril de Alagoas. A solenidade do evento, que este ano apresenta a temática “Políticas de inovação como estratégia de desenvolvimento da rede”, aconteceu nesta terça-feira (06), no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

O grupo Transarte Ballet Folclórico de Alagoas, que possui 40 anos de existência e é formado por alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenado pelo professor Rogers Ayres, foi a grande apresentação da noite. O público presente prestigiou apresentações de grupos de Marujada, Taieiras, Baianas, Maracatu e Reisado, todos representando a arte e a cultura alagoana.

Após apresentação do vídeo institucional do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tiveram início os pronunciamentos do coordenador geral do XI Connepi em Alagoas e pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida, da chefe adjunta da embaixada da Finlândia no Brasil, Marja Suhonen, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, do presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif), Marcelo Bender, da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eline Nascimento, e do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira.

Além deles, também compuseram a mesa de honra o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, o coordenador do Fórum de Pesquisa e Inovação da Rede Federal, José Luiz Andrade Rezende, e a secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea.

Carlos Henrique iniciou sua fala saudando a equipe que trabalhou para a realização do evento e lembrando que o Ifal sediou o Connepi em 2010. “Este é um evento que ganhou perenidade e conhecimento com o passar dos anos, por isso acredito que seja importante a criação de um comitê científico para as próximas edições”, opinou. Os números apresentados pelo pró-reitor da PRPI indicam que em 2016 houve mais de 3 mil inscritos no congresso, submissão de mais de 4 mil artigos e seleção de quase 2 mil para apresentação, além de uma programação composta por 282 apresentações orais, 10 minicursos e 45 servidores envolvidos em palestras e mesas redondas.

publico lotou a abertura do connepiEle acredita que o Connepi é uma miríade de oportunidades para alunos que já têm “inteligência, capacidade e talento de sobra”. Carlos Henrique destacou ainda que mais de 90% das atividades do evento são voltadas para a solução das demandas dos arranjos produtivos locais, indústria e governo. Marja Suhonen ressaltou que, apesar das grandes diferenças entre Brasil e Finlândia, ambos têm o interesse em comum de ofertar educação de qualidade ao seu público-alvo. Ela ressaltou o modelo diferenciado de educação praticado na Finlândia, com foco no aprendizado do aluno, explicando também um pouco do Programa Professores para o Futuro, iniciativa que possibilita a integração entre educadores da Rede Federal e o modelo finlandês de excelência na formação tecnológica por meio da concessão de bolsas para a efetivação do intercâmbio.

Marja Suhonen mostrou-se muito satisfeita em comemorar os 99 anos de independência da Finlândia junto aos companheiros brasileiros. “Espero que possamos desenvolver e estruturar essa cooperação em conjunto nesses três dias de atividade”, disse.

Pablo Viana elogiou o trabalho dos professores e a expansão do Ifal em Alagoas, relembrando a inauguração de mais um campus do instituto em novembro, no bairro Benedito Bentes. A sua expectativa é que Alagoas alcance índices de educação compatíveis com a inovação e a pesquisa de excelência realizada no Estado. Marcelo Bender afirmou que, em apenas 8 anos de rede federal, os institutos federais já possuem uma série de indicadores positivos, o que evidencia um trabalho diferenciado. “Nós estamos construindo um novo Brasil, o país da educação, dentro daquilo que nós queremos para o futuro”, citou.

Eline Nascimento ressaltou a importância do evento porque promove troca de experiências e diálogo entre institutos federais, além de estimular “desenvolvimento e consolidação de ensino, pesquisa e extensão”. Finalizando os pronunciamentos, Sérgio Teixeira agradeceu o apoio de toda a rede de educação profissional e tecnológica para a realização do evento, assim como a presença da Fapeal e da Universidade da Finlândia. Em seu discurso, o reitor do instituto anfitrião reconheceu que o modelo da rede federal é único pela sua verticalização e acredita que o grande desafio da educação no Brasil é anular a separação entre indústria e academia.

“Nós temos pesquisadores no Ifal que amam o que fazem, mesmo na situação provisória de alguns campi do interior do Estado, o que promove desenvolvimento da educação, não somente no nosso Estado, mas no Brasil também”, afirmou. A noite foi encerrada com a palestra “Políticas de inovação como incentivo ao desenvolvimento nacional”, proferida pelo professor Fernando Peregrino, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Connepi

O Connepi 2016 tem continuidade nesta quarta-feira (07) com uma extensa programação de atividades que conta com palestras, mesas redondas, mini cursos, apresentações orais e de banners, Desafio de Ideias e Projetos de Intervenção VET Professores para o Futuro.

Texto: Anny Rochelly - jornalista

Fotos: Gildo Júnior

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página