Instituto Federal - Nova revista quer dar voz aos povos dos gerais, Vales e Noroeste de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pactuação definirá oferta de cursos da Bolsa-Formação
Início do conteúdo da página

Nova revista quer dar voz aos povos dos gerais, Vales e Noroeste de Minas

Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 15h44 | Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 15h51 | Acessos: 672

Geraiz interno1Dar voz aos povos dos Gerais de Minas - terras que se estendem pelo Alto e Médio São Francisco, na região Norte-, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da região Noroeste de Estado e ser um meio de empoderamento desses povos e desses lugares. É com esse objetivo que grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Administração do IFNMG-Campus Januária se prepara para lançar, em breve, a primeira chamada para publicação na Revista Epistemologias Geraiz. No final de dezembro, o grupo publicou o manifesto fundador, uma espécie de “batismo” da revista, que vem sendo estruturada desde o início de 2016, em que o grupo explica, entre outros, a escolha do nome da publicação e sua proposta.

Mas como ecoar as vozes de todos esses povos, tantas vezes ignoradas? O professor André Aristóteles da Rocha Muniz, tutor do grupo PET e membro do comitê editorial da revista, explica. Segundo ele, a ideia é fazer da publicação um meio de divulgar os trabalhos acadêmicos que focalizem essas regiões, sua gente, o meio em que vivem, o seu modo de vida, a gestão das empresas e dos órgãos públicos, os aspectos sociais, econômicos e culturais, os conflitos ambientais, as comunidades tradicionais (ribeirinhas, quilombolas, indígenas), enfim, todos os elementos que as constituem.

Terão espaço na revista, por exemplo, os resultados dos trabalhos de pesquisa-ação que vem sendo desenvolvidos pelo Grupo PET em parceria com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária (Incubatecs), também do Campus Januária. “São projetos em desenvolvimento, voltados para quatro comunidades quilombolas: Buriti do Meio, Onça, Croatá e Riacho da Cruz. Os projetos são orientados metodologicamente como pesquisa-ação, que associa ensino, pesquisa e extensão e promove uma ação mais efetiva, pois o pesquisador não faz pela comunidade e, sim, junto com ela”, ressalta o professor André.

O PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um Programa do Governo Federal vinculado ao Ministério da Educação. É desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O Grupo PET do curso de bacharelado em Administração do Campus Januária foi criado em março de 2013, pelo atual tutor, o professor André Aristóteles, e está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino. Atualmente, é integrado por dez alunos do curso.

Em breve, no portal do IFNMG, será divulgada a primeira chamada para publicação na Revista Epistemologias Geraiz.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFNMG

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página