Instituto Federal - Ministério abre seleção para cursos de língua estrangeira Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ministério abre seleção para cursos de língua estrangeira
Início do conteúdo da página

Ministério abre seleção para cursos de língua estrangeira

Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 16h25 | Última atualização em Sexta, 08 de Setembro de 2017, 17h02 | Acessos: 701


O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 22, o Edital nº 77/2017, que abre vagas para o programa Idiomas sem Fronteiras. Assim, os Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas podem ofertar, até 23 de dezembro, cursos presenciais extensivos de línguas alemã, espanhola, francesa, italiana e japonesa e de português como língua estrangeira adicional.

O edital contempla três ofertas de cursos. Na primeira, de no mínimo 16 horas e máximo 48 horas, são quatro aulas por semana, com uma hora de duração cada. As inscrições vão das 12h do dia 22 às 12h do dia 31 de agosto. O início dos cursos para os selecionados nesta chamada será em 18 de setembro. Nessa primeira oferta estão abertas inscrições para os cursos de japonês e italiano.

Na segunda oferta, os cursos são de no mínimo 16 horas e no máximo 32 horas, com quatro aulas semanais, novamente com uma hora de duração cada. As inscrições vão das 12h do dia 26 de setembro às 12h do dia 5 de outubro. As aulas terão início no dia 23 do mesmo mês.

Por fim, na última oferta, serão cursos de 16 horas. As inscrições vão das 12h do dia 1º de novembro às 12h do dia 10 de novembro. Os cursos terão início em 27 de novembro.

O número de turmas dependerá da oferta e do potencial de vagas de cada universidade, com o mínimo de 15 e o máximo de 25 alunos por classe. Já o número de vagas poderá ser alterado a cada oferta, dependendo da disponibilidade de carga horária dos professores de cada universidade. Os idiomas ofertados, as universidades e o número de vagas serão divulgados pelo programa Idiomas sem Fronteiras no período prévio das inscrições.

Para participar dos cursos gratuitos de idiomas, é preciso ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, em universidades credenciadas como Núcleo de Língua (NucLi) do programa Idioma sem Fronteiras. Os professores ativos nessas instituições também podem se inscrever e participar das aulas.

Os interessados em participar dos cursos de idiomas devem se inscrever pelo Sistema ISF Aluno e selecionar a turma da qual gostaria de participar. Cada universidade realizará reuniões de orientação antes do início das aulas para confirmar a matrícula e o nivelamento dos alunos. O candidato selecionado que não participar da reunião estará automaticamente desclassificado das aulas. A íntegra do edital está disponível no portal do Idiomas sem Fronteiras.

Programa – O Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do MEC, com o objetivo de estimular o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos são promovidos gratuitamente, graças à parceria estabelecida com universidades em todo o país. Tem como uma de suas responsabilidades aplicar os testes de proficiência gratuitamente.

 Acesse o sistema ISF Aluno

Confira a íntegra do edital no portal do Idiomas sem Fronteiras

Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página