Instituto Federal - Institutos levarão experiências a congresso de agroecologia Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Institutos levarão experiências a congresso de agroecologia
Início do conteúdo da página

Institutos levarão experiências a congresso de agroecologia

Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 16h26 | Última atualização em Sexta, 08 de Setembro de 2017, 17h02 | Acessos: 689

A educação tem papel fundamental para disseminar conhecimentos sobre como produzir e consumir alimentos saudáveis. Por isso, o Ministério da Educação vai apresentar algumas das experiências desenvolvidas pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia sobre agroecologia e produção orgânica no 6º Congresso Latino-americano de Agroecologia, 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia e 5º Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, que acontecem simultaneamente em Brasília, entre os dias 12 e 15 de setembro.

Cerca de 4 mil participantes são esperados no evento, organizado pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O objetivo é promover a troca de experiências por meio de palestras, feiras, rodas de conversa, estandes e apresentação de trabalhos científicos. O evento acontece na Semana do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro.

No dia 13 de setembro, de 14 às 18 horas, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, instituição parceira do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), realizarão uma oficina com os coordenadores dos núcleos de estudo em agroecologia e produção orgânica dos institutos federais e com demais ministérios parceiros. Nessa mesma data e horário, a representante do MEC na Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), Fernanda Frade, participará de uma atividade científica sobre a construção do conhecimento agroecológico: políticas públicas.

Durante o evento, representantes dos institutos federais apresentarão as seguinte experiências: Pronatec Bolsa Verde, desenvolvido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac); Experiência de ensino, pesquisa e extensão com foco na caatinga, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Curso de Bacharelado em Agroecologia e Pesquisa, sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas, em parceria com a Fundação do Câncer de Muriaé, do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudeste de Minas), e ainda a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sobre a formação de nutricionistas.

Pronatec – Resultado da parceria entre o MEC e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Pronatec Bolsa Verde é um programa de acesso ao ensino profissional criado para apoiar o desenvolvimento sustentável, por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo, da elevação de escolaridade e do combate ao analfabetismo.

O programa atende a várias unidades de conservação da Amazônia e o seu sucesso deve-se ao trabalho conjunto entre os gestores da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema e os técnicos e dirigentes do Ifac. Outro fator que contribui para o sucesso do programa é que os cursos têm sido ministrados dentro da própria reserva.

Caatinga –  O Núcleo de Estudos de Agroecologia do IFPB trabalha com extensão e pesquisa com foco em caatinga, semiárido e sustentabilidade, por meio de parcerias com atores locais, como pequenos agricultores, quilombolas, assentamentos, escolas municipais, organizações não-governamentais, além de órgãos municipais e estaduais.

Há mais de seis anos, são desenvolvidos projetos de segurança alimentar, gastronomia e valorização das espécies locais com o projeto Sabores da Caatinga e o desenvolvimento de comunidades rurais com o projeto Cactáceas Ornamentais, que também valoriza a flora da região.

Bacharelado – O IFSudeste de Minas, por sua vez, vai apresentar o curso de bacharelado em agroecologia, oferecido pela instituição. O foco é o desenvolvimento de tecnologias capazes de harmonizar a produção animal e vegetal com a preservação de recursos naturais. Durante a formação, o estudante aprende a fomentar a agricultura familiar e a desenvolver pesquisas para oferecer novas tecnologias aos produtores. Além do curso, será apresentada uma pesquisa sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas, realizada junto à Fundação do Câncer de Muriaé.

Pnae – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentará a experiência do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre formação de nutricionistas.

Os eventos serão realizados no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, entre os dias 12 e 15 de setembro. Mais informações estão disponíveis na página do evento.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página