Instituto Federal - Curso reúne 41 projetos de institutos federais do país Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso reúne 41 projetos de institutos federais do país
Início do conteúdo da página

Curso reúne 41 projetos de institutos federais do país

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 17h50 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 17h50 | Acessos: 713

Professores da rede de institutos federais de todo o país iniciaram nesta segunda-feira, 26, o curso Capacitação em gestão da inovação, promovido pelo Ministério da Educação e apoiado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As aulas são realizadas nos mesmos moldes do programa Innovation Management Professional (IMP), oferecido pela maior instituição de ensino privado da Alemanha, a Steinbeis University Berlin, e buscam promover a inovação com base na transferência de conhecimento e gestão da inovação.

Mais de 120 professores de todo o Brasil participaram da seleção, e 41 tiveram os seus projetos aprovados. Dentro do MEC, a capacitação é capitaneada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR) da pasta, Romero Portella Raposo Filho, explica que a ideia inicial é que os projetos apresentados durante o curso tenham algum ganho para a própria rede e, a partir daí, transfiram para a sociedade o aprendizado. “Esse projeto foi totalmente pensando e estruturado por esta nova gestão e a gente acredita que isso pode fazer a diferença dentro da nossa rede federal”, ressaltou.

Os professores participarão de incursões teóricas e práticas, com 360 horas/aula e 600 horas de dedicação ao projeto. A duração do curso será de aproximadamente 12 meses, com 11 encontros mensais presenciais em Brasília e mais um evento para apresentação final dos trabalhos, além de uma imersão de 80 horas (aproximadamente duas semanas) na Alemanha.

Profissionalização – Segundo o diretor-executivo da Steinbeis University Berlin, Peter Destler, é gratificante para a instituição reunir, nesse primeiro curso, profissionais criativos, empreendedores e autores de projetos que agregam valor à rede federal. “Teremos aulas didáticas importantes e ficamos felizes com a oportunidade de passar para vocês o trabalho desenvolvido na Steinbeis, por que estamos investindo no Brasil, qual o nosso propósito e o que queremos trazer para o Brasil”, afirmou o executivo alemão.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano de Oliveira Toledo, esse tipo de capacitação é importante para profissionalizar cada vez mais a atuação da rede federal. “Esse é o objetivo de se construir uma turma do IMP, transferindo o conhecimento de mais de 40 anos da Steinbeis para a rede federal”, disse. “A melhor maneira de se fazer isso seria formar lideranças de todas as instituições da rede para entendermos esse modelo e avaliarmos se ele serve ou não para nós. ”

Intercâmbio – Um dos professores selecionados para participar do curso foi o diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Anderson Yanzer. Na avaliação dele, essa capacitação tem dois aspectos fundamentais. “Ter contato com outros projetos da rede é muito legal, pois assim eu posso levar ideias para o meu instituto, assim como posso trazer as ideias do IFRS para serem replicadas”, comentou. “Ter contato com a metodologia da Steinbeis também é um diferencial, pois eles trazem uma experiência de um país onde se tem um formato muito interessante de desenvolvimento, de desenvolvimento local, de pequenas e médias empresas. ”

Assessoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página