Instituto Federal - Curso de gestão da alimentação escolar tem inscrições abertas Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de gestão da alimentação escolar tem inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Curso de gestão da alimentação escolar tem inscrições abertas

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 17h51 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 17h52 | Acessos: 444

Com o objetivo de capacitar os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a aquisição de produtos da agricultura familiar, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) abriu inscrições para o curso de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade compra institucional. Ele é oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O curso é gratuito e oferecido na modalidade educação a distância, podendo se candidatar servidores de todas as instituições da Rede Federal do Brasil. Terão prioridade os que atuam em setores de compras, alimentação, assistência ao educando e extensão. Serão 500 vagas distribuídas em 10 turmas. As inscrições seguem abertas até 9 de março.

“O objetivo deste curso é trazer subsídios, conhecimento e segurança ao servidor público na correta aplicação dos recursos oriundos do FNDE, destinados à aquisição de gêneros alimentícios para todas as instituições”, disse o pró-reitor de extensão do Instituto Federal do Sul de Minas, Cleber Ávila Barbosa, lembrando que no mínimo 30% desses recursos devem ser utilizados na compra de alimentos de agricultores da região onde a instituição se encontra.

Entre os tópicos abordados na formação estão a base legal e o direito à alimentação. “O curso busca contemplar as questões que concernem a toda legislação e também da prática de como são feitas as chamadas públicas e os passos a serem seguidos, de maneira a trazer segurança na aplicação destes recursos”, acrescentou. Atualmente o IF SuldeMinas é o único instituto a oferecer essa capacitação em âmbito nacional.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 26 de março e terão duração de dois meses. No final será realizado o 2º Seminário da Rede Federal EPCT sobre a aquisição de alimentos direto da agricultura familiar. O evento é promovido pelo IFSuldeMinas, nos dias 15 e 16 de maio, em Pouso Alegre, cidade mineira.

Constantemente o IFSuldeMinas oferece capacitação de servidores para atuar na gestão dos dois programas federais, sendo referência nacional no assunto. Esta é a segunda vez que a instituição realiza esse curso, em nível nacional, tendo sido o anterior oferecido em 2016, quando mais de 190 servidores de 36 instituições federais receberam a certificação.  

Acesse o edital para fazer a inscrição

Assessoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página