Instituto Federal - Ministro assina autorização para funcionamento do campus de São Miguel Paulista, em São Paulo Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ministro assina autorização para funcionamento do campus de São Miguel Paulista, em São Paulo
Início do conteúdo da página

Ministro assina autorização para funcionamento do campus de São Miguel Paulista, em São Paulo

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 16h34 | Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 16h36 | Acessos: 735

São Paulo, 18/6/2018 – O ministro da Educação, Rossieli Soares, assinou, nesta segunda-feira, 18, o termo de autorização de funcionamento do Campus Avançado de São Miguel Paulista, ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na Zona Leste da capital paulista. A unidade iniciou suas atividades acadêmicas em 2016, a partir da oferta de 19 cursos de formação inicial e continuada, com 30 turmas e mais de 600 estudantes matriculados.

“Certamente, a Zona Leste de São Paulo precisa deste olhar carinhoso, especialmente para dar oportunidade aos jovens que aqui vivem. É um grande prazer para mim, em nome do Governo Federal, dar mais um passo nesse sentido”, disse o ministro Rossieli Soares. “Nosso compromisso é elevar o número de professores neste instituto em mais 40, para dobrar a capacidade de atendimento efetivo do instituto, que será muito importante para esta região.”

O Campus Avançado São Miguel Paulista possui instalações definitivas distribuídas em 2.318 m² de área construída, dispondo de 16 salas de aula, quatro laboratórios, biblioteca, miniauditório, quadra poliesportiva, refeitório, ambientes administrativos e banheiros. Atualmente, a unidade possui 500 estudantes matriculados, mas pode atender até 1.200. Ao todo, são ofertados cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos integrados ao médio, de produção audiovisual (40 vagas), informática para internet e preparatório para o Enem ou vestibular.

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, agradeceu ao ministro Rossieli a presença no campus e disse que “as pessoas de boa vontade” devem ser lembradas em todas as oportunidades. “Independente das nossas convicções partidárias e pessoais, eu fico emocionado quando a necessidade da população toca o coração da classe gestora do país, da classe política. O Brasil está acima dessas convicções”, observou.

O Campus Avançado São Miguel Paulista do IFSP tem instalações definitivas distribuídas em mais 2.318 m² de área construída (Foto: André Nery/MEC)

A senadora Marta Suplicy (MDB-SP) destacou a importância do campus para a região de São Miguel Paulista. “O funcionamento deste campus é um grande gesto para toda a Zona Leste. Vimos a qualidade do ensino e o interesse dos alunos e é disso que o Brasil precisa. Os empregos existem na Zona Leste e esta escola vai auxiliar na qualificação de todos que estudarem a região”, completou.

IFSP - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo foi fundado como Escola de Aprendizes Artífices, em 1909, e ao longo de sua história recebeu os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Em 2008, foi transformado em instituto.

Atualmente, o IFSP conta, além da reitoria, com 40 campi nas seguintes localidades: Araraquara, Ilha Solteira, Jundiaí, Limeira, Mococa, Pirassununga, São Miguel Paulista (capital), Tupã, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Pirituba (capital), São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.

A instituição soma mais de 62 mil alunos matriculados distribuídas em 814 cursos de qualificação profissional, técnicos, tecnólogos, licenciaturas, bacharelados, especializações lato sensu, mestrado e mestrados profissionais. Em seu quadro de servidores, conta com 2.859 professores (efetivos e substitutos temporários) e 1.824 técnicos administrativos.

18/06/2018 - Assinatura do Termo de Autorização de Funcionamento do Campus Avançado São Miguel Paulista-SP. (Foto: André Nery/MEC)

Assessoria de Comunicação Social

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página