Instituto Federal - Hora do Enem está de volta e tem como foco o Enem 2018 Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Hora do Enem está de volta e tem como foco o Enem 2018
Início do conteúdo da página

Hora do Enem está de volta e tem como foco o Enem 2018

Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 17h06 | Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 17h09 | Acessos: 409

Após duas semanas de férias, o Hora do Enem volta ao ar nesta segunda, 16, com episódios inéditos.  Produzido pela TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação, o programa tem como primeiro foco, nesta nova fase, a edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas entre 4 e 11 de novembro, e todas as atenções se concentram em preparar os estudantes da melhor forma.

Matemática é o tema do programa que abre a semana. O convidado, professor Sandro Vinícius, fala sobre juros compostos e revisa detalhadamente a questão 136 do Caderno Azul do exame do ano passado. Na mesma edição, o apresentador Land Vieira bate um papo com Ozimar Pereira, um dos diretores da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, a maior competição interclasses dessa matéria do mundo.

Kant e Nietzsche são as estrelas do Hora do Enem de terça, 17. A filósofa Luciana Zaterka aborda os principais conceitos defendidos pelos pensadores. A atração segue falando de filosofia com o professor Silvério Ortiz, que resolve a questão 48 do Caderno Azul do Enem 2017 sobre a ideia de “moral” defendida por Immanuel Kant, considerado o principal filósofo da era moderna.

Pode a língua diminuir ou reforçar preconceitos? Esse é um dos temas do programa de quarta-feira, 18, que apresenta um bate-papo com Ramon Nunes Mello, organizador da antologia de poemas sobre HIV e Aids “Tente entender o que eu tento dizer”.  No mesmo episódio, o professor Diego Teixeira desvenda os mistérios da questão 104 do Caderno Azul da prova de 2014 sobre variantes linguísticas.

Química é a área de conhecimento do Hora do Enem de quinta, 19. O professor Guilherme Vargas resolve a questão 134 do Caderno Azul do Enem de 2017, sobre oxidação de compostos orgânicos. Ainda nesse programa, vale acompanhar uma entrevista com a estudante de engenharia ambiental Myllena Cristyna, premiada por duas vezes na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Ela fala sobre seus projetos para minimizar problemas ambientais.

Mantendo olhos atentos à prova de redação do Enem 2018, o Hora do Enem de sexta, 20, traz o professor Bernardo Moura, que, em comemoração aos 30 anos da Constituição brasileira, mostra como a compreensão da nossa Carta Máxima é fundamental para mandar bem na redação do Enem.

Assessoria de Comunicação Social

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página