Instituto Federal - Rede prepara profissionais para atuar com energias renováveis Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Rede prepara profissionais para atuar com energias renováveis
Início do conteúdo da página

Rede prepara profissionais para atuar com energias renováveis

Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 17h07 | Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 17h10 | Acessos: 499

Dezesseis alunos do Instituto Federal de Farroupilha, Campus Jaguari, concluíram em 7 de julho o curso de instalador de sistemas fotovoltaicos. No final de junho, outros 16 alunos da primeira turma concluíram o mesmo curso no Campus Boituva do Instituto Federal de São Paulo.

O curso tem o objetivo de promover a preparação dos alunos em instalação e especificação de sistemas de energia solar fotovoltaica – por meio de instrumentos, ferramentas, procedimentos e métodos. Tem carga horária de 160 horas e segue as diretrizes dos currículos elaborados no âmbito do EnergIF, cooperação entre Brasil e Alemanha que visa levar o conhecimento sobre o assunto para as salas de aula, tanto para estudantes como para outros professores da Rede Federal. As primeiras turmas tiveram início em março deste ano.

Lançado em 2017, o Programa EnergIF tem como objetivo induzir a cultura das energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal, por meio de cinco linhas de ação: infraestrutura, educação profissional, pesquisa e desenvolvimento, gestão e disseminação de informações. No âmbito do programa, docentes da Rede Federal foram capacitados e formaram grupos de trabalho, que elaboraram currículos nas áreas específicas de energia eólica, energia solar, biogás e eficiência energética. Esses currículos servem atualmente como base para a estruturação dos novos cursos em todo o país.

Início – A cooperação entre Brasil e Alemanha, com o Projeto Sistemas de Energias do Futuro, do Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com a agência alemã para o desenvolvimento sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), teve início em 2015. Devido à crescente necessidade de profissionais qualificados, o projeto tem uma linha de atuação que promove a educação profissional e tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, haja vista o grande potencial do Brasil no desenvolvimento dos setores produtivos nessas áreas e a necessidade de ampliação de formação profissional.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

registrado em:
Fim do conteúdo da página