Instituto Federal - Programa abre inscrições para cursos presenciais e on-line Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Programa abre inscrições para cursos presenciais e on-line
Início do conteúdo da página

Programa abre inscrições para cursos presenciais e on-line

Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 19h10 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 09h24 | Acessos: 509

Os alunos, professores e servidores de instituições participantes do programa Idiomas sem Fronteiras já podem solicitar a sua inscrição para o exame TOEFL ITP, para o curso on-line de inglês My English Online (MEO) e para os cursos presenciais de cinco idiomas diferentes. As inscrições devem ser feitas por meio da página do programa na internet. Para os cursos presenciais, o prazo termina na próxima segunda-feira, 20; já para o MEO, os candidatos têm até 30 de junho de 2019.

Para o curso My English Online, o Ministério da Educação está oferecendo mais de 1,7 milhão de vagas. Já para os cursos presenciais, que são considerados de curta duração e que têm várias ofertas anuais, são 2,5 mil vagas, sendo 475 para espanhol, 450 para francês, 325 para italiano, 450 para japonês e 800 para português dirigido aos estrangeiros. O interessado deve verificar com a coordenação do programa em sua instituição se há vagas disponíveis para os cursos de seu interesse. Até o final do ano, serão abertos mais três processos para inglês presencial e mais dois para os demais idiomas.

Desde o início deste ano, o Idiomas sem Fronteiras ofertou 86.788 vagas de inglês presencial, 5.281 de português para estrangeiros, 3.450 de espanhol, 3.135 de francês, 1.515 de italiano, 955 de japonês e 690 de alemão. Atualmente o programa conta com a parceria de 58 universidades federais, 26 institutos federais, 21 universidades estaduais, uma universidade municipal e 35 faculdades de tecnologia de São Paulo.

Programa – O Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do MEC, com o objetivo de estimular o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos e os testes de proficiência são promovidos gratuitamente, graças à parceria estabelecida com universidades em todo o país.

Para participar dos cursos gratuitos de idiomas, é preciso ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, em universidades credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi) do programa Idioma sem Fronteiras. Os professores e servidores ativos nessas instituições também podem se inscrever e participar das aulas.

Os interessados em participar dos cursos de idiomas devem se inscrever pelo Sistema ISF Aluno e selecionar a turma da qual gostaria de participar. Cada universidade realizará reuniões de orientação antes do início das aulas para confirmar a matrícula e o nivelamento dos alunos. O candidato selecionado que não participar da reunião estará automaticamente desclassificado das aulas. A íntegra do edital está disponível no portal do Idiomas sem Fronteiras.

Faça a inscrição no programa

Assessoria de Comunicação Social

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página