Instituto Federal - Emissora estreia Tecno Pop, série sobre jovens nas escolas técnicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Emissora estreia Tecno Pop, série sobre jovens nas escolas técnicas
Início do conteúdo da página

Emissora estreia Tecno Pop, série sobre jovens nas escolas técnicas

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 11h43 | Última atualização em Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 11h44 | Acessos: 1036

Em todo o Brasil, escolas técnicas formam jovens para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas tecnológicas. Eles e suas experiências, dificuldades e conquistas são o tema central de Tecno Pop, a nova série da TV Escola, que estreia nesta terça, 13, em três horários: 7h30, 13h30 e 18h30.

A dúvida na escolha profissional, as diferentes oportunidades que os institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem, a rotina dos cursos, as práticas profissionais, sonhos para o futuro e a descoberta de um novo mundo serão apresentados em 13 episódios. Serão mostrados dois institutos a cada episódio.

Gravada nas cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), Tecno Pop mostra o quadro do ensino técnico no Brasil, a formação dos alunos e o mercado de trabalho nas diversas áreas tecnológicas. Com grande diversidade de sotaques, os estudantes relatam suas experiências e incentivam quem quer ingressar no ensino técnico.

Vivências – A série traz um diálogo bem-amarrado entre os personagens e entrevistados, que falam na primeira pessoa, dentro dos seus locais de vivência – cidade, escola, casa e trabalho. Os programas acompanham o dia a dia desses grupos, oferecendo um panorama da educação profissional para ser compartilhado com o público. A cada episódio, um aluno tem seu perfil mais destacado, mostrando seu ambiente social, a paisagem local e as relações familiares.

Tecno Pop traz ainda depoimentos de ex-alunos, que falam das suas experiências durante o curso e seu atual momento profissional. Também participam empresários e outros contratadores, que explicam a opção pela mão de obra técnica, bem como elucidam as potencialidades do campo profissional existente na região, destacando pontos como agricultura, portos, indústria e turismo, entre outros. Especialistas, familiares, professores e gestores completam o quadro.

Ao longo dos 13 episódios, diferentes eixos são destacados ou se entrecruzam: ambiente e saúde; controle e processos industriais; desenvolvimento educacional e social; funcionamento dos órgãos e leis; gestão de negócios; informação e comunicação; infraestrutura; militar; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; recursos naturais; segurança; e turismo, hospitalidade e lazer.

O uso da tecnologia pelos alunos cria uma rede virtual de conversa que tende a crescer durante a temporada. Afinal, eles vão adicionando novos amigos a cada programa. No primeiro episódio, nesta terça, os personagens são Gyrlaine, Lucas, Bruna, Iago e Michelly, alunos do Instituto Federal de Salgueiro, de Pernambuco. Gyrlaine mora na zona rural e viaja diariamente duas horas para estudar edificações. Já Michelly faz uma visita técnica à hidrelétrica de Furnas, fundamental para seu aprendizado de eletrotécnica.

Tecno Pop será exibido todas as terças-feiras, às 7h30, 13h30 e 18h30. Os episódios ficarão disponíveis no portal da emissora e no canal da TV Escola no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página