Instituto Federal - Ministro participa de formatura da primeira turma de curso de energia renovável do IFMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ministro participa de formatura da primeira turma de curso de energia renovável do IFMG
Início do conteúdo da página

Ministro participa de formatura da primeira turma de curso de energia renovável do IFMG

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 11h49 | Última atualização em Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 11h50 | Acessos: 1044

Belo Horizonte (MG), 23/11/2018 – A primeira turma do curso de eletricista de sistemas de energia renovável, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves, se formou na noite desta quinta-feira, 22, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares.       

“O Brasil tem um potencial gigantesco, mas ainda estamos engatinhando nesse tema”, destacou o ministro. “Vamos elevar o país a outro patamar, tirar Minas Gerais dessa crise, com inovações. E o IFMG, hoje, aqui formando 43 pessoas que estão olhando agora para um mercado de energia limpa, especialmente, com a modelagem fotovoltaica, é fundamental. Estou muito feliz em poder presenciar a formatura desses alunos. É o caminho para Ribeirão das Neves e para Minas Gerais terem educação técnica, educação profissional e qualificação, para poder transformar e dar um salto de qualidade na vida desses jovens e adultos”.

Rossieli Soares aproveitou a oportunidade para ressaltar o empenho em acompanhar de perto a conquista desses alunos e o trabalho feito pelos institutos federais. “Para nós é importante estar próximo dos institutos federais e aprender, sentir o que dá mais certo e o que não dá. Precisamos ter instituições como o IFMG, exatamente em lugares como este, Ribeirão das Neves, próximo de comunidades de regiões que realmente precisam de desenvolvimento. Precisamos de inovação. Não vamos reinventar o Brasil fazendo exatamente as mesmas coisas que fazemos hoje”.

O reitor do IFMG, Kleber Gonçalves Glória, também frisou a importância da formação dos novos profissionais da área de sistemas de energia renovável. “Esses formandos iniciam hoje uma nova etapa em suas vidas”, declarou. ”É por eles que o IFMG se preocupa em realizar esse trabalho de excelência. É um curso inovador, pois assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preços acessíveis de energia para todos é fundamental. Assim, nós buscamos a formulação dessa iniciativa e de pensar alternativas boas de energia renovável”.

Aliança estratégica – O curso de eletricista de sistemas de energia renovável do campus Ribeirão das Neves faz parte do Programa Aliança Estratégica, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. O projeto visa à qualificação de jovens, profissionais interessados em reabilitação profissional e beneficiários de programas governamentais que envolvem transferência de renda

“Foram meses de dedicação, estudo, empenho, lutas até conseguirmos conquistar o conhecimento que buscávamos”, enalteceu, em discurso, o aluno Fabrício de Souza Barbosa, representando os alunos do instituto. “Ninguém consegue vencer sem ajuda, e o melhor de cada vitória é podermos dividi-las com quem é importante para nós. Por isso gostaria de dedicar uma palavra de homenagem e reconhecimento a todos que acreditaram em nós: nossos professores, nossas famílias e o Pronatec, representando o governo federal, pois, sem esse apoio e incentivo, nós não teríamos chegado até aqui”.

Pronatec – Criado em 2011, o Pronatec tem a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.


Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página