Instituto Federal - Projetos desenvolvidos nos Institutos Federais estarão expostos na reunião anual da SBPC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos desenvolvidos nos Institutos Federais estarão expostos na reunião anual da SBPC
Início do conteúdo da página

Projetos desenvolvidos nos Institutos Federais estarão expostos na reunião anual da SBPC

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 17h26 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h50 | Acessos: 1550

sbpc 2015Os participantes da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), poderão conhecer de perto os projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico que estão em curso nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o país. Os projetos estarão expostos no estande do Ministério da Educação.

No total, 17 protótipos, produtos das atividades de pesquisa desenvolvidas em dez institutos federais, estarão disponíveis à visitação pública. Todos os trabalhos foram financiados com recursos públicos, por meio da chamada pública nº 94/2013, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que destinou R$ 20 milhões para o financiamento de projetos cooperativos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e da inovação no país.

"A inovação tecnológica é uma agenda estratégica e que terá um lugar de destaque na reunião da SBPC. Assim, nada melhor que apresentarmos as iniciativas que estão sendo realizadas dentro das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, com foco na inovação e no desenvolvimento tecnológico", observa Luciano Toledo, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal.

Um dos projetos selecionados para a mostra é a Bengala Eletrônica de Baixo Custo. "Nossa proposta foi criar uma bengala que auxilie as pessoas com deficiência visual a desviar de obstáculos aéreos, que estejam posicionados acima da cintura, o que não é possível com uma bengala comum", explica o pesquisador Francisco Marcelino, professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Segundo Marcelino, o protótipo foi construído com cano de PVC e um sensor de presença, como os encontrados em carros de passeio para manobras de estacionamento. Seu custo de produção é estimado em R$ 52,00.

Acesse a chamada pública nº 94/2013

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página