Instituto Federal - IFSULDEMINAS apresenta protótipo de torrador de café na 67ª Reunião da SBPC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipes de robótica preparam-se para seletiva da WorldSkills
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS apresenta protótipo de torrador de café na 67ª Reunião da SBPC

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2015, 11h12 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h44 | Acessos: 2433

Alunos apresentam protótipo do Torrador de Café do IFSULDEMINASUma máquina que torra o grão do café com excelência, esse é o protótipo de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) que está presente no estande do Ministério da Educação na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em São Carlos-SP.

De acordo com o professor Leandro Paiva, coordenador da pesquisa, o equipamento executa automaticamente a torra do café dentro de parâmetros ideais de tempo e temperatura que deixam os grãos no ponto adequado para a preparação da bebida.

A máquina armazena as informações, compartilha com outros torradores e ainda faz o acompanhamento do processo completo de torra. "Projetos como esse são viabilizados a partir de parceria com empresas que se responsabilizem pela fabricação da máquina, enquanto a instituição desenvolve e aplica a pesquisa", comentou o professor.

O protótipo do torrador de café é mais um dos projetos financiados via edital Setec/MEC-CNPq 94/2013. A empresa parceira do IFSULDEMINAS é a CARMOMAQ, uma empresa no segmento de equipamentos para torrefação, moagem e empacotamento de café.

 

Confira o vídeo sobre o produto -  https://www.youtube.com/watch?v=zJorQdoIFdE

 

Texto: Érika Vilela - Comunicação IFSULDEMINAS

registrado em:
Fim do conteúdo da página