Instituto Federal - Projeto do IFFluminense visa gestão eficiente do consumo de água Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto do IFFluminense visa gestão eficiente do consumo de água
Início do conteúdo da página

Projeto do IFFluminense visa gestão eficiente do consumo de água

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2015, 12h04 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h43 | Acessos: 1575

IFFluminense 01Um pequeno aparelho, que dispensa mão de obra especializada para instalação e operação, poderá auxiliar gestores no monitoramento do consumo de água com o objetivo de reduzir os gastos com este recurso tornando seu consumo mais eficiente. O projeto de pesquisa, intitulado "Sistema integrado de gestão de água", desenvolvido no IFFluminense - campus Rio Paraíba do Sul/Upea, no Norte do estado do Rio de Janeiro está sendo apresentado na 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 12 a 18 de julho, em São Carlos-SP.

"Desenvolvemos um sistema de medição para facilitar o monitoramento de dados de consumo de água pelo gestor público em sua tarefa de economizar recursos. Assim, ele pode identificar, a partir de informações e gráficos simples, onde está o desperdício, o que pela conta de água não é possível", explica Rodrigo Martins Fernandes, professor do Instituto que coordena o projeto ao lado dos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, Marcos José Gonçalves, Hiago Santos da Gama e Lucas Cordeiro Rangel, em parceria com a empresa Eneltec.

O equipamento é instalado em um cano de água e conectado a um computador que faz a geração dos gráficos. É possível analisar picos de consumo, por horários e dias; comparar gastos por um período de tempo (mensais, anuais) e estabelecer padrões de consumo. O diferencial é a possibilidade de configurar o sistema a um servidor de armazenamento gratuito a partir de uma conta pessoal como o Google drive, por exemplo. A pesquisa, que começou no final de 2013, foi aprovada em Chamada Pública Setec/MEC-CNPq 094/2013, com financiamento até dezembro de 2015.

Para a SBPC, as expectativas vão além de divulgar o projeto. "O evento tem um público forte na área de ciência e tecnologia, então, vejo uma oportunidade para troca de experiências com outros pesquisadores e de identificar o potencial de apelo do projeto. Cada pessoa que conhece o nosso trabalho vê uma possibilidade de uso diferente o que nos ajuda a agregar valor e a aprimorar a pesquisa", observa o estudante Marcos, que apresentará o projeto no evento junto com o também estudante Hiago.

Texto: Ferdinanda Maia  (Ascom do Instituto Federal Fluminense - Reitoria)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página