Instituto Federal - IFSC apresenta projetos inovadores na 67ª Reunião Anual da SBPC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSC apresenta projetos inovadores na 67ª Reunião Anual da SBPC
Início do conteúdo da página

IFSC apresenta projetos inovadores na 67ª Reunião Anual da SBPC

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2015, 17h43 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h41 | Acessos: 1668

SPBC IFSC 02Duas pesquisas na área de energia realizadas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão sendo expostas no estande do Ministério da Educação (MEC) durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 12 a 18 de julho, em São Carlos-SP.

Douglas Eduardo Zilio, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Chapecó, é um dos representantes do IFSC no evento e está acompanhando a exposição do 'controlador de carga para geração fotovoltaica', projeto coordenado pelo professor Luiz Sílvio Scartazzini.

"Para que seja possível realizar uma carga completa e eficiente em uma bateria, é necessário que periodicamente seja ajustada a tensão a ela enviada. Por conta disso, o sistema de acumulação fotovoltaica necessita de um controlador de carga que consiga receber essa energia das placas e ajustá-la ao decorrer do processo de carga", explica Douglas.

No início do estudo, a equipe observou que a maioria dos controladores de baixo custo disponíveis no mercado não eram capazes de carregar as baterias de forma rápida e, além disso, tinham tensão fixa para baterias de 12, 24, 36 ou 48v. O equipamento desenvolvido é capaz de carregar um banco de baterias a partir de placas solares de forma rápida, sem desgaste e com a possibilidade de fazer o abastecimento em diferentes tensões. O trabalho foi feito em parceria com a empresa Maxion Baterias, de Pinhalzinho (SC).

O outro trabalho do IFSC apresentado no estande do MEC é o 'sistema de aquisição de dados para sensoriamento de unidades geradoras de energia elétrica'. A pesquisa é executada por pesquisadores do campus Florianópolis em parceria com empresa AQX Instrumentação Eletrônica, que atua no desenvolvimento de soluções para a automação de pequenas e médias usinas hidrelétricas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Valdir Noll, os testes com o protótipo já foram feitos e agora a equipe está trabalhando na versão final do sistema. O equipamento resultante do trabalho terá um alto grau de nacionalização (acima de 90%), sendo que nessa área predominam no mercado soluções importadas. A aluna do curso de Engenharia Mecatrônica Taciele Hemckmeier estará em São Carlos para apresentar o trabalho.

O estande do MEC na 67ª Reunião Anual da SBPC integra a mostra ExpoT&C, que apresenta projetos de inovação tecnológica de instituições de todo o país, como institutos federais, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página