Instituto Federal - IFSP apresenta protótipos nas áreas de acessibilidade e saúde no estande do MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSP apresenta protótipos nas áreas de acessibilidade e saúde no estande do MEC
Início do conteúdo da página

IFSP apresenta protótipos nas áreas de acessibilidade e saúde no estande do MEC

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 14h46 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h31 | Acessos: 1981

IFSP 03Os projetos "Expansão da Acessibilidade" e "Diagnose de Fibrose Cística", desenvolvidos por pesquisadores do campus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estão entre os expostos à visitação pública no estande do Ministério da Educação na 67ª Reunião Anual da SBPC. O evento segue até o sábado, 18.

O primeiro, coordenado pelo professor Edson Duarte, se fundamenta na utilização do QR Code para possibilitar que cegos e pessoas com baixa visão tenham acesso a informações que normalmente teriam dificuldade de acessar. O exemplo usado na exposição é o de um cartão de visitas: a pessoa cega, ao receber um cartão que não consegue ler, pode usar seu smartphone para identificar as informações no QR Code e ouvir os dados de identificação. Como a tecnologia serve também para armazenar mais informações do que as cabíveis num rótulo (de xampu, por exemplo), o projeto beneficia inclusive as pessoas sem deficiência visual.

Já o professor Vieira Junior apresenta o trabalho "Diagnose de Fibrose Cística: procedimentos para teste de suor com auxílio de novo dispositivo". O projeto apresenta um inovador dispositivo portátil para o teste do suor que diagnostica a doença. Como novidade em relação aos métodos mais comumente usados, o dispositivo contém um modo automático que, quando selecionado pelo operador, determina automaticamente a frequência a ser utilizada pelo protótipo, o que promove a menor impedância da pele nas condições de teste. Há também a previsão de baixa de custos, já que o novo equipamento não utiliza kits patenteados para a coleta de suor.

Ambos os professores destacam a importância do evento para a comunidade e para o IFSP. "Ao divulgar nossas atividades para a comunidade, estamos proporcionando desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, pois usamos tecnologia em prol da sociedade", diz Duarte.

Já Vieira Junior destaca a importância do reconhecimento do MEC de trabalhos do IFSP, ao oferecer espaço em um dos maiores eventos científicos do país. "Estamos trabalhando para envolver os Institutos Federais em pesquisa aplicada, oferecendo soluções para problemas reais da sociedade", disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página