Instituto Federal - Robótica é atração no estande do Ministério da Educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Robótica é atração no estande do Ministério da Educação
Início do conteúdo da página

Robótica é atração no estande do Ministério da Educação

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 17h17 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 10h47 | Acessos: 916

IMG 7321Eles dançam, percorrem circuitos e resgatam objetos. Os robôs dos institutos federais estão roubando a cena na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Durante toda a semana, os robôs estão disponíveis para visitação pública, e até uma arena para simular competições de robótica foi montada no estande do Ministério da Educação no evento.

De acordo com o professor Ramon Medeiros, do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), os alunos aplicam na robótica os conceitos aprendidos em sala de aula. "Eles percebem a pressão do mercado de trabalho nas competições ao passarem por situações que encontrarão na trajetória profissional", disse. Segundo o professor, os alunos montam seu próprio robô, utilizando padrões das olimpíadas internacionais de robótica.

"Os robôs podem ser montados com arduínos, que são mini-computadores programados com sensores de distância, cor, presença e temperatura, entre outros. Algumas opções existentes no mercado poderão ser vistas aqui na feira", finalizou.

Arduíno – é uma placa, hardware, de caráter aberto, ou seja, livre. Com ele é possível elaborar, a um custo baixo, objetos interativos e independentes.

Além do IFPB, participam das atividades de robótica os institutos federais do Rio de Janeiro (IFRJ), Rondônia (IFRO), Rio Grande do Norte (IFRN) e Mato Grosso do Sul (IFMS).

Para o professor Helton Sereno, do campus Volta Redonda do IFRJ, os alunos passam aos visitantes conceitos como alcance das tarefas, administração do tempo e desenvolvimento de lideranças. "É uma situação muito próxima ao que o mercado exige. Eles estimulam outras pessoas ao interesse pela robótica", diz.

registrado em:
Fim do conteúdo da página