Instituto Federal - Avaliadores do MEC farão visitas de monitoramento a instituições Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Avaliadores do MEC farão visitas de monitoramento a instituições
Início do conteúdo da página

Avaliadores do MEC farão visitas de monitoramento a instituições

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2015, 14h45 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 10h47 | Acessos: 1444

pronatecAté dezembro, avaliadores do Ministério da Educação vão visitar cerca de 350 instituições ofertantes de cursos da iniciativa bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em todo o país. O objetivo das visitas é verificar as condições de oferta, satisfação do estudante e as regras definidas na regulamentação do programa. Os dados servirão para traçar diretrizes para as próximas ofertas.

A Bolsa-Formação do Pronatec garante aos jovens e trabalhadores o acesso a cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) nas redes públicas de educação profissional, nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S) e instituições privadas. Entre os anos de 2011 e 2014, a iniciativa respondeu por 4,3 milhões de matrículas em mais de 4 mil municípios brasileiros.

"O monitoramento de instituições e cursos é uma oportunidade para verificarmos o desenvolvimento dos cursos e a permanência e êxito dos alunos", comenta o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres.

Nilva Schroeder, diretora de políticas de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC explica que para a escolha das instituições foram observados a distribuição de vagas por rede ofertante, a região do país e o índice de abandono dos cursos. "Nosso objetivo é a construção de uma amostra consistente da oferta da bolsa-formação, de forma que possamos observar as condições de oferta das instituições de ensino e do público atendido."

Pronatec – Criado em outubro de 2011, o programa tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e trabalhadores, promovendo a inclusão social, aumento da competitividade e da produtividade no país. O programa também atua na melhoria da qualidade do ensino médio, por meio da articulação com a educação profissional.

São ofertantes do Pronatec os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, as redes estaduais e distrital de educação profissional, os serviços nacionais de aprendizagem e instituições privadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página