Instituto Federal - Professores de inglês da Rede Federal compartilham experiências Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professores de inglês da Rede Federal compartilham experiências
Início do conteúdo da página

Professores de inglês da Rede Federal compartilham experiências

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 10h46 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 10h47 | Acessos: 1724

“Na educação, o mais importante é o professor”, disse o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Marcelo Feres, sobre o programa Setec–Capes/Nova, durante a abertura do seminário Cooperação Brasil–EUA: a Experiência da Capacitação de Professores de Inglês dos Institutos Federais nos Estados Unidos. O evento, realizado entre os dias 11 e 13 de abril, reuniu 75 professores de inglês que participaram do primeiro grupo do programa.

O objetivo do seminário foi avaliar as experiências adquiridas na primeira fase do programa, que teve duração de oito semanas nas instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College (Nova). Ali, os professores de institutos federais de educação, ciência e tecnologia e de outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desenvolveram metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula no ensino da língua inglesa. “Como toda primeira experiência necessita de aperfeiçoamento, há muito o que fazer para esse projeto, que visa à internacionalização da Rede Federal” acrescentou Feres.

Na oportunidade, além da internacionalização da Rede Federal, também foram discutidas propostas de parcerias, o fim da barreira da comunicação e a atuação dos institutos federais no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), além da tradução dos sites institucionais. Para a professora Daniele Almeida, do Instituto Federal de Sergipe, a experiência serviu para o autoconhecimento e a partilha de ideias. “Foi a primeira oportunidade que tive de sair do Brasil para fazer capacitação nos Estados Unidos”, afirmou. “Que essa experiência se multiplique através do conhecimento que vamos passar aos nossos alunos.”

A partir dos planos de trabalho, os docentes participarão de ações do programa IsF em instituição da Rede Federal ou em escola da rede pública para contribuir no desempenho de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

A apresentação de candidaturas para o segundo grupo do programa Setec–Capes/Nova tem abertura prevista para 1º de junho próximo. O prazo para os candidatos deve se estender até 15 de julho. Mais informações na página da Setec na internet.

Parceria — O programa Setec–Capes/Nova é desenvolvido pela Setec em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Community College Consortium, representado pelo Northern Virginia Community College dos Estados Unidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página