Instituto Federal - Perguntas Frequentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 16h33 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2016, 11h23 | Acessos: 10030

Qual a finalidade dos Institutos Federais?

Os Institutos Federais são instituições que atuam na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Os Institutos Federais representam centros de excelência ao atuarem desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, no desenvolvimento de programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo.

Onde estão presentes os Institutos Federais?

Os Institutos Federais estão presentes em todos os estados brasileiros, cobrindo, aproximadamente 80% das microrregiões do país. Veja, aqui, a presença dos Institutos Federais no território nacional.

Que tipo de cursos são ofertados pelos Institutos Federais?

São ofertados cursos de qualificação profissional, técnicos de nível médio, superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Os institutos Federais também atuam na oferta de pós-graduação, em programas lato e stricto sensu.

Os cursos são gratuitos?

Sim. Os cursos ofertados pelos Institutos Federais são gratuitos.

Com é definido quais cursos serão ofertados pelos Institutos Federais?

Os Institutos Federais possuem autonomia para criar cursos. Para a escolha dos cursos de um campus, por exemplo, são utilizadas estratégias como a observação do potencial de desenvolvimento econômico e social.

As instituições também realizam Audiências Públicas, com a presença de representantes da comunidade escolar, da sociedade e das organizações políticas e representativas de classe, como metodologia para a tomada de decisão na escolha de um novo curso.

Os Institutos Federais ofertam cursos do Pronatec?

Sim. Os Institutos Federais são instituições que ofertam cursos do Pronatec por meio da iniciativa Bolsa-Formação.

Acesse o site do Pronatec para mais informações sobre o programa.

Onde posso obter mais informações dos cursos ofertados pelos Institutos Federais?

Você pode consultar a relação de cursos nas páginas das próprias instituições. Veja aqui a relação das instituições.

O que é a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica?

É organização política das instituições federais de educação profissional e tecnológica, a partir da Lei 11.892, de 29 de Dezembro de 2008, em Rede, pelo mesmo ato legal que culminou com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Integram a Rede Federal de Educaçção Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

Não encontrou resposta para a sua pergunta? Nos escrevaEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página