Professores de inglês recebem capacitação nos Estados Unidos
Oitenta e um professores de Inglês da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica passarão uma temporada de oito semanas em atividades acadêmicas e culturais na Northern Virginia Community College (Nova), nos Estados Unidos. Os docentes foram selecionados para participar da segunda etapa do Programa Setec/Capes-Nova, que visa a capacitação de professores de inglês em efetivo exercício na Rede Federal. Eles embarcaram no sábado, 14.
O programa tem por objetivo compartilhar experiências do ensino de inglês como segunda língua, propor atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula, desenvolvimento de novas metodologias, materiais didáticos e infraestruturas para o ensino de inglês em consonância aos programas das políticas públicas de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação. Além disso, preparar professores para centros de línguas ou aplicação dos testes de proficiência de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras.
Outro ponto importante da capacitação é proporcionar uma experiência in loco em proficiência em língua inglesa, considerando os aspectos culturais, locais e sociais, além do estímulo a parcerias com professores norte-americanos para futuros intercâmbios.
A primeira etapa do programa foi realizada no primeiro semestre de 2016, quando 72 professores de inglês de 22 instituições da Rede Federal de todo o Brasil se capacitaram com o compromisso de, ao retornar ao Brasil, aplicar os conhecimentos adquiridos em ações voltadas a atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.
O Setec/Capes–Nova, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Nova, integra o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor) da Setec. O programa pretende valorizar e fortalecer os professores de língua inglesa no domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – expondo-os às práticas pedagógicas dos Community Colleges norte-americanos.
Redes Sociais