Instituto Federal - Instituições da Rede Federal são atendidas por rede de dados de alta velocidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Instituições da Rede Federal são atendidas por rede de dados de alta velocidade
Início do conteúdo da página

Instituições da Rede Federal são atendidas por rede de dados de alta velocidade

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2015, 11h52 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h51 | Acessos: 1516

unnamed 2Das 562 unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 455 estão interligadas à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que proporciona infraestrutura de redes avançada e altas taxas de transmissão de dados. Esse total representa 80% das instituições.

Com pontos de presença em 27 unidades da federação, a RNP conecta 1.219 instituições brasileiras, nas capitais e no interior. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários, que usufruem de alta tecnologia para comunicação, computação, armazenamento e experimentação.

Até 2002, as instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional realizavam de forma individual a contratação de serviços de recepção e transmissão de dados. Em geral, eram serviços caros, com velocidade muito abaixo das reais necessidades das instituições e com um grande impacto orçamentário. A partir de uma ação interministerial, os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criaram o programa de Implantação e Manutenção da Rede Nacional para Ensino e Pesquisa.

O programa fornece às instituições da Rede Federal uma série de serviços avançados em tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Entre os principais serviços destacam-se o Fone@RNP, para chamadas de longa distância para telefones fixos no Brasil e no exterior sem custo; Vídeo@RNP, gravação e fornecimento de conteúdo didático; CAFe, que possibilita a servidores e alunos o acesso a bases de conhecimentos, como o Portal de Períodicos da Capes, por exemplo; e o Eduroam, que possibilita aos servidores e alunos o acesso à internet sem fio, com login e senha institucionais.

Para o Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Nilton Nelio Cometti, a parceria entre o MEC e a RNP resultou num salto de qualidade nos serviços de acesso à internet para as instituições da Rede Federal.

A indicação das unidades da Rede Federal para serem atendidas pelos serviços da RNP é realizada pela Setec, em articulação com Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Forti) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página