MEC participa de conferência internacional sobre inovação
Debater a relevância do ensino superior e tecnológico no mundo foi o objetivo do Going Global 2015, conferência organizada no último mês de junho, em Londres, pelo British Council, organização que atua na promoção de cooperação cultural internacional. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação foi representada no evento pelo Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Nilton Nélio Cometti, que viajou a convite da organização do evento.
Com a participação de delegações de mais de setenta países, a conferência teve como tema Connecting Cultures, Forging Futures. A discussão foi centrada no impacto da fusão de culturas como força criativa e no papel das instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento e crescimento de redes de inovação.
O evento também discutiu as especificidades de modelos de educação profissional e tecnológica (EPT) no mundo, considerada em seus vários contextos, sempre na perspectiva da integração com o governo e com o setor produtivo.
"Isso tem sido fundamental na formação de nossos estudantes, pois além de adquirir experiência com a produção, adquirem cultura de desenvolvimento tecnológico e inovação", observa Cometti.
Segundo o coordenador, o grande mérito da utilização desse modelo é o aumento das chances dos egressos no mercado de trabalho. "Cada vez mais devemos promover o engajamento dos estudantes em iniciação científica, inovação e empreendedorismo, como forma de melhorar a formação profissional e a competitividade industrial do Brasil."
Portfólio –Ao representante da Setec, foi apresentado um portfólio de programas educacionais do governo britânico, entre eles o Newton Fund, iniciativa para promover redes de educação profissional e tecnológica no mundo. Na ocasião foi discutida a possibilidade de envio de professores brasileiros para capacitação na área de educação profissional e inovação, no modelo semelhante ao Programa Professores para o Futuro.
Redes Sociais