Instituto Federal - Projetos desenvolvidos no IFMS são apresentados ao público na SBPC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos desenvolvidos no IFMS são apresentados ao público na SBPC
Início do conteúdo da página

Projetos desenvolvidos no IFMS são apresentados ao público na SBPC

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2015, 16h00 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h44 | Acessos: 1128

SBPC IFMS 03O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está presente na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que teve início no domingo, 12, e seguirá até sábado, 18, em São Carlos (SP). O IFMS participa com a exposição de projetos desenvolvidos pelo Group of Robotics and Educational Technologies (GREAT), um grupo de preparação para competições na área de robótica do campus Aquidauana. Os projetos estão expostos na mostra de inovação e tecnologia do estande do Ministério da Educação (MEC) no evento.

A participação do IFMS é custeada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O professor Leandro de Jesus e os estudantes Alex Gabriel dos Santos e Luiz Fernando Borges, estão à frente do projeto financiado com recursos da chamada nº 94/2013, que injetou R$ 20 milhões para o financiamento de pesquisa aplicada e extensão tecnológica nos Institutos Federais.

"Fizemos questão de participar por conta do apoio que recebemos do Setec/MEC e do CNPq para formar o grupo e comprar os equipamentos. Queremos dar essa contrapartida, demonstrar essa experiência que está dando certo aqui em Aquidauana. É uma iniciativa muito válida para a formação dos nossos estudantes", apontou o professor Leandro.

Além dos Institutos Federais, participam universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais. A previsão é que cerca de 20 mil pessoas visitem diariamente a exposição, no Pavilhão EXPOT&C da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Exposição - Será apresentado o "Termociclador de baixo custo para amplificação de DNA", aparelho que pode reduzir despesas e ampliar o acesso a exames clínicos associados ao DNA. Recentemente, o trabalho foi premiado na edição 2015 da Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada nos Estados Unidos.

O GREAT também apresenta em São Carlos um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e dois robôs, todos montados pelo grupo. Um deles, chamado de equilibrista, consegue se locomover em duas rodas. O outro será usado pela equipe na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em agosto.

"Decidi participar do grupo porque meu interesse vai além da informática, gosto de explorar áreas como robótica, montagem e programação. Estou animado, quero conhecer projetos e estudantes de outros lugares do país", disse o aluno do 3º período do curso técnico integrado em Informática, Alex Gabriel, 16.

GREAT - Criado em 2013 com o objetivo de montar um grupo de competição de robótica, o projeto reúne atualmente sete estudantes bolsistas.

 

Texto: Laura Silveira - Assessoria de Comunicação Social do IFMS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página