Clube de Robótica do IFFluminense apresenta protótipos em evento de Ciência e Tecnologia
Quem passa pelo estande do Ministério da Educação na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se impressiona com os pequenos robôs que dançam e disputam corridas. Os robôs são produtos das atividades do Clube de Robótica Educacional e Eletrônica Aplicada do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense).
Apesar de divertidos, esses protótipos estão longe de serem vistos como meros brinquedos. O projeto é desenvolvido há três anos no campus Itaperuna, na Região Noroeste do estado do Rio, com o objetivo de estudar e desenvolver tecnologia para o dia a dia da comunidade. Atualmente, o Clube de Robótica é coordenado em parceria pelo professor de Informática Orlando Junior e pelo professor de Eletrotécnica Anderson Vinicius, com participação do bolsista Maurício Assis, do curso técnico em Eletrotécncia.
"A ideia do clube é difundir o conhecimento de robótica, tanto no IFFluminense quanto nas demais escolas públicas da região. Esse evento da SBPC tem uma importância muito grande para o intercâmbio de experiências. É uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho e também conhecer os projetos desenvolvidos pelas outras instituições", ressalta o professor Orlando Junior.
Representam o IFFluminense na SBPC o aluno Maurício Assis e o professor de Informática Francisco Alves de Freitas Neto. Além dos Robôs.
Texto: Ana Paula Viana – Ascom IFFluminense, campus Itaperuna.
Redes Sociais