Instituto Federal - Recursos do MEC fortalecem as redes de educação profissional Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Recursos do MEC fortalecem as redes de educação profissional
Início do conteúdo da página

Recursos do MEC fortalecem as redes de educação profissional

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2015, 14h40 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 10h47 | Acessos: 2520

cearaA educação profissional no estado do Ceará ganhou lugar de destaque desde 2008, com a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), ligadas à Secretaria Estadual de Educação. À época, 25 escolas foram implantadas em 20 municípios cearenses. Eram pouco mais de 4 mil.

Essas escolas foram criadas com recursos do programa Brasil Profissionalizado, criado em 2007 para apoiar a expansão e fortalecimento das redes públicas de educação profissional e tecnológica nos estados.

A rede de educação profissional do Ceará soma atualmente 111 escolas. Elas estão presentes em 86 munícipios, ofertando um leque de 52 cursos técnicos de nível médio. Essa expansão representa mais de 40 mil matrículas em cursos profissionalizantes, número que representa 12% das matrículas dos jovens no ensino médio na rede estadual de ensino.

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Leonel Brizola, localizada em Fortaleza, inaugurada em 2015, foi uma das 51 obras no estado que receberam recursos do Brasil Profissionalizado, sendo 43 construções e oito ampliações.

"Com o apoio do Governo Federal, estamos tendo recursos financeiros para construção de escolas, aquisição de equipamentos, mobiliários, acervo e laboratórios", disse a coordenadora de educação profissional da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Marta Emília Silva Vieira.

O diretor de integração das redes de educação profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Carlos Arthur Arêas, ressalta a importância da iniciativa Brasil Profissionalizado para a estruturação das redes estaduais de educação profissional e tecnológica. "Trata-se de uma ação compartilhada entre o governo federal e os governos estaduais que tem alcançado resultados expressivos na promoção da expansão e na qualidade da rede nos estados".

Entre 2010 e 2014, o Brasil Profissionalizado financiou a construção de 81 novas escolas e 241 reformas ou ampliações, em todo país. Mais de 350 mil vagas em cursos de qualificação profissional, em 24 redes estaduais de ensino profissional, foram criadas. O Brasil Profissionalizado também destina capital para a equipagem de laboratórios para aulas práticas nas escolas atendidas.

Iniciado em 2007, o programa Brasil Profissionalizado vem apoiando a construção, ampliação e reforma de escolas de educação profissional, além do provimento de equipamentos, laboratórios, materiais pedagógicos e formação de professores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página