Instituto Federal - Institutos Federais participam de Desafio Tecnológico em Rondônia Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Institutos Federais participam de Desafio Tecnológico em Rondônia
Início do conteúdo da página

Institutos Federais participam de Desafio Tecnológico em Rondônia

Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2016, 17h46 | Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2016, 18h26 | Acessos: 1103

65d9abc1 c65e 4fb4 aef9 7e3a8c63e5deEntre os dias 30 de maio e 1º de junho, a cidade de Porto Velho sediará o Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e que conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

A cerimônia de abertura do evento será realizada no Campus Porto Velho Calama, na próxima segunda-feira, 30, às 19h30. Esta é a primeira edição do Desafio, que trará seis modalidades de competição, uma delas pré-seletiva para a Olimpíada do Conhecimento, que selecionará participantes para a Worldskills 2017.

O evento terá a participação mais de 200 competidores de todo o país e de 16 institutos federais. Uma das grandes disputas do Desafio é o Robotino. A competição garante vagas para a Olimpíada do Conhecimento 2016, maior evento de educação profissional da América Latina. Os vencedores desta etapa terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills 2017, evento internacional que reúne mais de 60 países de todo o mundo.

Todas as categorias serão disputadas nos três dias de evento simultaneamente: o Resgate, categoria da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Viagem ao Centro da Terra (Labirinto); Seguidor de Linha (categoria iniciante); Cospace (categoria virtual); Sumô (Categoria Iniciante) e Robotino. O Desafio também proporcionará ao público em geral, por meio do ensino da robótica educacional, oficinas gratuitas para a programação de robôs. As oficinas terão duração média de três horas, e serão compostas por até 20 pessoas, sendo abertas ao público com idade superior a 13 anos. A inscrição poderá ser feita no próprio local do evento.

Os participantes serão instruídos sobre como programar o cérebro do robô para movimentos simples. “Os robôs ficarão prontos e serão apresentados os equipamentos acoplados e o funcionamento de cada um deles: o motor, os sensores e o cérebro do robô”, ressaltou Willian de Paula Pereira, professor de informática do IFRO e organizador do Desafio. Ainda segundo ele, não é necessário nenhum conhecimento prévio para se inscrever. “É bem intuitivo, o conhecimento vai ser colocado através de coisas do cotidiano, a pessoa será orientada o tempo todo”, destacou.

O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas em rede, equalizando as experiências e preparando os grupos de elite em robótica educacional. “Proporcionará a troca de experiências entre os institutos na área de robótica”, ressaltou Rafael Pitwak, professor de informática do IFRO e membro organizador do evento. “Vem para somar, para estimular a participação em outros eventos nessa área.”

Acesse o site do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Rondônia

registrado em:
Fim do conteúdo da página