Instituto Federal - Pronatec forma 589 alunos para atender demanda automotiva Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pronatec forma 589 alunos para atender demanda automotiva
Início do conteúdo da página

Pronatec forma 589 alunos para atender demanda automotiva

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 17h14 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2016, 17h31 | Acessos: 961

0d7f09c1 d2ac 470f 9c28 52356467a68d 2Uma turma de 589 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), capacitados em cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), teve sua solenidade de formatura realizada na última sexta-feira, 8, em Goiana (PE), cidade onde foi instalada recentemente uma montadora da Jeep, empresa do grupo Fiat. Os cursos foram escolhidos para atender à demanda por mão de obra qualificada para atuação naquele polo automotivo.

A capacitação envolveu os cursos de assistente de qualidade, eletricista industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, operador de torno, ajustador mecânico, costureiro e mecânico de máquinas de costura, em unidades do Senai na própria cidade de Goiana e nas cidades de Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba.

Parceiro do MEC na oferta do programa, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), por meio do Pronatec Setor Produtivo, atuou conjuntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) para identificar a demanda de cursos.

Egresso de curso técnico, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcos Viegas, destacou que o diploma é um primeiro passo na trajetória profissional dos formandos e ressaltou o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento da educação. “Tenho certeza de que esse diploma abrirá muitas portas a todos vocês. Hoje, posso afirmar que temos na gestão do ministro Mendonça Filho a prioridade de promover alternativas para fortalecer e aperfeiçoar todos os programas em andamento”, disse.

Entre as autoridades que acompanharam a solenidade, o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, o diretor regional do Senai em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio, e o secretário de Inovação do Mdic, Marcos Vinícius.

Parceria – No final de 2013, o Ministério da Educação estabeleceu parceria com o Mdic, com foco na qualificação e formação profissional necessárias para atender às demandas dos setores produtivos em localidades com concentração de grandes investimentos.

O mapeamento da demanda por qualificação profissional é realizado pelo Mdic junto às empresas e associações representativas do setor produtivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página