Instituto Federal - Equipes de robótica preparam-se para seletiva da WorldSkills Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipes de robótica preparam-se para seletiva da WorldSkills
Início do conteúdo da página

Equipes de robótica preparam-se para seletiva da WorldSkills

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 14h57 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 15h10 | Acessos: 1456

DSCN4291A pouco menos de um mês da seletiva que definirá o representante do Brasil na área de robótica móvel na WorldSkills 2017, as equipes dos institutos federais da Paraíba (IFPB), Rio de Janeiro (IFRJ), Rio Grande do Norte (IFRN), Rondônia (IFRO) e Tocantins (IFTO) realizaram treinamento intensivo na arena montada no estande do Ministério da Educação na 68ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Porto Seguro, estado da Bahia. Em 2017, a Worldskills Competition será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A seletiva nacional ocorrerá em agosto e será realizada na cidade de Vila Velha, no Espirito Santo. As cinco equipes dos institutos federais vão representar as instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Seis equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também estarão na disputa pela vaga do Brasil na competição.

Para o professor Pedro Ivo, coordenador da equipe do IFRN, a semana de treinamentos foi importante para que as equipes desenvolvessem soluções já baseadas no uso de um novo software para operação dos robôs. “Todo o treinamentos das equipes estava sendo realizado utilizando um software já embarcado no Robotino. O treinamento em conjunto foi importante para que tivéssemos a oportunidade de simular situações de prova já com o sistema que será realizado”, comenta Pedro.

As provas de robótica móvel utilizam um robô para fins educativos denominado Robotino. Nas provas, as equipes são desafiadas a programar os robôs para realizar tarefas como passar por um labirinto, superar obstáculos e identificar objetos colocados ao longo do percurso, por exemplo.

O treinamento das equipes foi acompanhado pelo representante da indústria que fabrica o Robotino no Brasil, Paulo Villiger, que também atua como avaliador de competições de robótica móvel. Ele destaca a evolução das equipes dos institutos federais. “É notória a evolução dos times em uma semana de treinamento. Diferente dos outros times, eles criaram aqui uma relação que envolveu a troca de informações e experiências na resolução de problemas. Todos evoluíram juntos”, destaca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página