Instituto Federal - Instituto Federal Goiano vai fomentar pesca e aquicultura Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para vagas remanescentes do Fies 2018
Início do conteúdo da página

Instituto Federal Goiano vai fomentar pesca e aquicultura

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 12h10 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2016, 12h10 | Acessos: 1177

 DSC0025O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) implantou na terça-feira, 16, o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura (NUPA). A solenidade contou com a presença de gestores da instituição e de representantes do Ministério da Educação, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e de representantes de movimentos da agricultura familiar no estado de Goiás.

Com a implantação do Nupa-GO, as instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica chegam ao número de 31 núcleos estabelecidos. A política teve início em 2006, impulsionada por cooperação técnica estabelecida entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e a então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Os Nupas são responsáveis por promover oportunidades para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, geração de emprego e renda e a sustentabilidade ambiental por meio da atividade da pesca e da aquicultura.

“Acreditamos que a implantação do Nupa vai possibilitar o desenvolvimento de pesquisas que tenham como foco o desenvolvimento desta atividade econômica e que vão beneficiar desde o pequeno até o grande produtor”, destacou o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida. “Nossos estudantes também serão beneficiados com uma formação mais sólida.”

Representante da Setec no evento, o coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi), Edmar Almeida de Moraes, reforçou a importância da articulação das instituições de ensino e pesquisa com o setor. “Hoje, temos um movimento na educação de valorização de públicos, iniciativas e ações com foco na inclusão e na diversidade”, afirmou. “A implantação do Nupa em Goiás é, em certa medida, uma ação de resgate e com visão de futuro para um mercado que apresenta grandes oportunidades para o país.”

Com sede em instituições da Rede Federal, os núcleos de pesquisa aplicada à pesca e aquicultura têm como princípios a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a segurança e a soberania alimentares, a equidade e a ética e o reconhecimento e fortalecimento das culturas das comunidades tradicionais. Os núcleos têm por finalidade a promoção e o desenvolvimento da política para a formação humana na área da pesca marinha, interior, continental e aquicultura familiar, portos e navegação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página