Instituto Federal - Institutos federais se destacam em projetos de agropecuária Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Institutos federais se destacam em projetos de agropecuária
Início do conteúdo da página

Institutos federais se destacam em projetos de agropecuária

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 12h15 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 12h16 | Acessos: 663

embaixador 5Protótipos de pesquisa aplicada desenvolvidos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e Goiano (IF Goiano) foram expostos no estande embaixador das engenharias agrícola e pecuária, em espaço destinado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Do Campus Rio Verde do IF Goiano, o professor de fitopatologia Alaerson Geraldine e a estudante Adeliane Braga apresentaram dois veículos aéreos não tripulados (Vant), popularmente conhecidos como drones. Esses veículos podem ser usados em uma diversidade de situações no campo. “O primeiro aparelho foi criado para percorrer grandes áreas agrícolas e detectar doenças na lavoura”, diz o professor. “O drone mapeia, por meio de fotos, os lugares em que a plantação está doente. Essa informação é passada ao agricultor, que pode fazer o controle das pragas de uma forma eficiente e, assim, reduzir os custos da produção.”

O segundo Vant atua na coleta de esporos de fungos presentes na lavoura. As amostras, segundo o professor, são levadas ao laboratório para a detecção da doença. “O Brasil é o segundo maior produtor agrícola do mundo e precisa estar preparado tecnologicamente”, afirma Alaerson. “Esses aparelhos vão gerar sustentabilidade nas lavouras e contribuir para um melhor aproveitamento dos produtos e com a redução de agrotóxicos.”

Outro professor, Ramon Silva, da área de ciência da computação do Campus Muzambinho do IF Sul de Minas, desenvolveu, com a estudante Nayara Gaspar, um software capaz de fazer a análise de imagens arteriais colhidas de estruturas celulares de animais e vegetais. “A ferramenta foi criada para detectar doenças por meio da análise microscópica”, diz. “Através do padrão de cor existente na imagem, é feito o diagnóstico da praga. O software resultou na criação de um aplicativo que facilita o acesso.”embaixador 12

Os professores buscam parcerias com empresas interessadas em tecnologias agrícolas para melhor eficiência dos equipamentos e financiamento da pesquisa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página