Instituto Federal - Estudantes criam aplicativos com base em soluções sustentáveis Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes criam aplicativos com base em soluções sustentáveis
Início do conteúdo da página

Estudantes criam aplicativos com base em soluções sustentáveis

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 12h50 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 12h50 | Acessos: 1353

ti ifro1 1Estudantes de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos entre os dias 10 e 13 últimos na arena das Tecnologias da Informação e Comunicação, na Olimpíada do Conhecimento, ocorrida em Brasília- DF. No total, seis equipes disputaram, a cada tarefa, as primeiras posições na área de informática. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi representada pela equipe do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Selecionadas a partir de seletivas regionais, no início do ano, as equipes iniciaram, em março, projeto sobre soluções sustentáveis. “Elas receberam, cada uma, recursos de R$ 35 mil para investir no projeto”, diz o avaliador Hilosi Miamoto, representante do Paraná. “Podemos dizer que aqui estiveram os melhores do país na área.”

Na sexta-feira, 11, foi iniciada a contagem regressiva de 20 horas para a finalização dos projetos. Foram oito horas de atividades na sexta-feira, mais oito horas no sábado e quatro na manhã de domingo. Como tarefa, entregar aos avaliadores um aplicativo mobile, um site e uma infraestrutura de redes.

André Tomaz, David Bremide, Jardson Ikenohuchi e Matheus Alves, alunos do curso técnico integrado em informática do Campus Porto Velho Calama do IFRO, desenvolveram o projeto e-Coleta, um aplicativo para conectar pessoas com pontos de coleta de materiais recicláveis. “Se uma pessoa quiser descartar plástico, por exemplo, o aplicativo vai mostrar todos os pontos de coleta desse material na cidade onde ela está”, explica Matheus.

O projeto propõe que o cidadão, ao descartar o material, receba um crédito de carbono, que pode ser trocado por benefícios, como passagem de ônibus ou desconto de tarifa de energia elétrica, por exemplo. “As empresas que poluem precisam desses créditos e podem oferecer benefícios ao cidadão”, destaca Matheus. “A proposta do aplicativo é justamente essa: integrar o cidadão nesse processo de troca de carbono, que já existe, mas infelizmente o cidadão não está inserido.”

A equipe espera que o aplicativo esteja à disposição do público nos próximos dias, nas lojas virtuais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página