Instituto Federal - Equipes da Rede Federal conquistam 18 medalhas na edição deste ano Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipes da Rede Federal conquistam 18 medalhas na edição deste ano
Início do conteúdo da página

Equipes da Rede Federal conquistam 18 medalhas na edição deste ano

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 15h43 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 15h44 | Acessos: 778

oc2016 abertura 47Entre competições por equipes, em duplas e individuais, os 47 alunos competidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que participaram da Olimpíada do Conhecimento de 2016 conquistaram 18 medalhas. O evento, encerrado no domingo, 13, em Brasília, foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o apoio Ministério da Educação.

No total, sete instituições da Rede Federal participaram, com representantes em quatro dos sete projetos em disputa. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina (IFSC) foi o representante nas áreas de moda e criatividade; o de Rondônia (IFRO), em tecnologia da informação e comunicação; o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais, em tecnologias de manufaturas e engenharia. Na área de engenharia agrícola e pecuária, a totalidade das equipes esteve formada por integrantes da Rede Federal, com representantes dos institutos federais de Brasília (IFB), Espírito Santo (Ifes), Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e Triângulo Mineiro (IFTM).

Nas provas individuais e de duplas, a Rede Federal contabilizou 15 medalhas. Na área de moda, o IFSC obteve medalha de prata em customização e em transformação. Em manufatura e engenharia, os estudantes do Cefet-MG levaram prata nas provas de soldagem e polimecânica e bronze em eletrônica. E em tecnologia da informação e comunicação, o IFRO ganhou bronze na prova de webdesign.oc2016 abertura 35

Em engenharia agrícola e pecuária, área com representação exclusiva da Rede Federal, tanto nos desafios individuais quanto em duplas, o IFB conquistou duas medalhas de bronze nas provas de irrigação e inseminação. O Ifes levou ouro em irrigação, prata em inseminação e bronze em agrimensura. O IFTM obteve ouro em inseminação e prata em irrigação e em agrimensura. O IF Sul de Minas levou a medalha de ouro em agrimensura.

No desafio por equipes, prova de produtividade leiteira, as cinco equipes precisaram apresentar soluções inovadoras para aumentar o conforto térmico dos animais, permitir o gerenciamento da propriedade rural pela internet, desenhar um pastejo rotacionado, reaproveitar a água e desenvolver métodos novos para detectar o cio dos animais. Na prova, o IFTM sagrou-se campeão. O IF Sul de Minas e o IFB conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página