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Açaí, microscópio caseiro e sustentabilidade estão entre os focos das pesquisas apresentadas pelo Ifap no 11º Connepi

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 10h33 | Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 10h33

connepi2016 8Com pesquisas tendo como foco a cultura do açaí, a sustentabilidade ambiental ou a ocorrência do bullying na educação de jovens e adultos, além do desenvolvimento de recursos educativos, como um microscópio caseiro, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) tem uma participação significativa no 11° Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorre nesta semana, em Maceió-AL. Realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o 11° Connepi conta com a presença de estudantes, professores, profissionais e pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, principalmente dos Institutos Federais. Confira no facebook o álbum de fotos da participação dos estudantes e servidores do Ifap.

Na mostra de pôsteres, o Ifap participou nesta quarta-feira (7/12) com cerca de 30 trabalhos expostos por estudantes e servidores dos campi Laranjal do Jari, Macapá e Santana, além da Reitoria. Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rosana Tomazi, ficou evidente no evento que o Ifap proporciona o desenvolvimento da pesquisa aliada ao ensino de forma que o estudante inicia a prática da investigação científica desde o ensino técnico de nível médio. “É parte de nossa atuação ter a pesquisa em sala de aula e fora dela”, afirmou.

Um dos pôsteres exibidos foi justamente sobre a inserção da disciplina Metodologia Científica na grade curricular do ensino médio do Ifap, apresentado pela estudante do curso técnico de Secretariado, no campus Laranjal do Jari, Beatriz Santos. Com uma mostra de cerca de 600 estudantes de cinco diferentes cursos do campus Laranjal do Jari, a pesquisa resultou na constatação de que a iniciação científica faz parte das atividades do público estudado.

Já o estudante João Lucas Costa, do curso de Mineração do campus Macapá, apresentou a proposta de um microscópio feito com um aparelho celular para melhoria do ensino de citologia nas escolas que não dispõem de laboratório de ciências. Orientada pelo professor Joadson Freitas, a pesquisa é desenvolvida ainda pelos estudantes Anne Taynara Moreira e Aluan Pontes.

Texto: Suely Leitão - Instituto Federal do Amapá

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