Instituto Federal - Embrapii lança nova chamada pública para polos de inovação Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Empresa incubada no IFAM é a primeira a produzir o chocolate mais puro
Início do conteúdo da página

Embrapii lança nova chamada pública para polos de inovação

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 15h38 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 15h38 | Acessos: 96

f3740740 968f 4002 85a1 a16456bef3f2 1A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançou nesta sexta-feira, 17, chamada pública para selecionar três institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, que desenvolvem parcerias com empresas do setor industrial, para estruturação de polos de inovação industrial. O financiamento é de até R$ 3 milhões por polo credenciado.

Os institutos poderão tirar dúvidas sobre o edital a partir de quarta-feira, 22, no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Brasília. Uma equipe técnica da Embrapii, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, estará das 14h30 às 18h esclarecendo todos os pontos da chamada pública.

Para concorrer, os institutos federais devem possuir área de competência alinhada à política de ciência, tecnologia e inovação e à política nacional de educação brasileira. Além disso, é preciso ter equipe e infraestrutura próprias para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Outro requisito é desenvolver política ou diretriz de propriedade intelectual (PI) aprovada e vigente, como também comprovar experiência no desenvolvimento de projetos por meio da apresentação de lista qualificada de projetos contratados com empresas no período compreendido entre 2014 e 2016.

Os polos de inovação da Embrapii buscam interação entre as cadeias produtivas da indústria com a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e atuam também como apoio à formação profissional dos setores de base tecnológica.

A primeira chamada pública da Embrapii aconteceu em 2014 e 2015 e selecionou cinco institutos federais: da Bahia – IFBA/PI Salvador (tecnologia em saúde); Ceará – IFCE/PI Fortaleza (sistemas embarcados e mobilidade digital); Espírito Santo – IFES/PI Vitória (metalurgia e materiais); Minas Gerais – IFMG/PI Formiga (sistemas automotivos inteligentes); e Rio de Janeiro – IFFluminense/PI Campos dos Goytacazes (monitoramento e instrumentalização para o meio ambiente).

Inovação – A Embrapii é uma organização social resultante de contrato entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

Sua missão é apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas.

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

registrado em:
Fim do conteúdo da página