Instituto Federal - Ministro da Educação prestigia entrega de nova sede do Senai Cuiabá Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ministro da Educação prestigia entrega de nova sede do Senai Cuiabá
Início do conteúdo da página

Ministro da Educação prestigia entrega de nova sede do Senai Cuiabá

Publicado: Sábado, 29 de Setembro de 2018, 09h11 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 09h46 | Acessos: 297


A nova unidade do Senai Cuiabá é a maior escola do país e atende a mais de três mil estudantes por turno. (Foto: André Nery/MEC)

Cuiabá, 28 de outubro de 2018 - O ministro da Educação, Rossieli Soares, cumpriu agenda nesta sexta-feira, 28, em Mato Grosso, onde participou da inauguração de obras de ampliação e modernização do Senai Cuiabá. A unidade denominada de Robson Braga de Andrade, é a maior escola do país e atende a mais de três mil estudantes por turno.

“Este espaço representa educação de qualidade e voltada para educação técnica e profissional, que é algo que precisamos. O Ministério da Educação tem uma grande parceria com Sistema S, especialmente com o Senai, e é muito importante uma estrutura como esta”, disse o ministro Rossieli Soares, destacando ações como o Mediotec – uma das propostas dentro do Pronatec. “Estamos trabalhando com o Sistema S para ter novas vagas financiadas pelo MEC junto com o Senai”, acrescentou.

A ampliação do Senai Cuiabá, que passou de 16 mil para 37 mil metros quadrados, permitirá aumento na oferta de cursos de educação profissional, que vão desde iniciação ao mercado de trabalho e cursos técnicos, até os de nível superior, com a Faculdade de Tecnologia (Fatec). O Senai-MT contempla oito áreas de graduação e cinco MBAs. São consideradas áreas centro desta unidade a indústria de alimentos e bebidas, tecnologia da informação, têxtil e vestuário.

Dezenove municípios, que congregam uma população superior a 1,2 milhão de habitantes, são atendidos pela unidade Cuiabá. Isso corresponde a quase 40% do estado. Mato Grosso é o terceiro maior estado do país em extensão e o campeão nacional na produção de grãos, sendo a qualificação profissional imprescindível ao processo de industrialização. A indústria responde por 17% do PIB e da geração de empregos.

Investimentos - Em 2018 foram aprovados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, R$ 1,36 milhões para obras e ações em municípios de Mato Grosso. Destes, R$ 760,3 mil não incluem os repasses autorizados via emenda. Entre os destinos destes recursos estão aquisição de ônibus, mobiliário e equipamentos escolares.

Assessoria de Comunicação Social

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página