Instituto Federal - Setec e Embrapii promovem capacitação para implantação de Polos de Inovação Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Setec e Embrapii promovem capacitação para implantação de Polos de Inovação

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 18h13 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h49 | Acessos: 2170

IMG 2770Entre os dias 15 e 18 de junho, foi realizada a primeira atividade do programa de capacitação para os profissionais que atuarão nos cinco Polos de Inovação a serem implantados em unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ofertado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o curso foi realizado no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A implantação dos Polos de Inovação busca ampliar as condições para o desenvolvimento e o aprimoramento tecnológico do parque produtivo do país, por meio da pesquisa aplicada, da inovação e da qualificação de recursos humanos.

Sediarão os Polos de Inovação Embrapii IF o IFBA, na área de equipamentos médicos, o IFCE, na área de sistemas embarcados e mobilidade digital, o IFES, na área de metalurgia, o IFFluminense, na área de monitoramento e instrumentação para o ambiente, e o IFMG, na área de sistemas automotivos inteligentes.

Para o Assessor Técnico do Núcleo Estruturante da Política de Inovação na Rede Federal, Paulo Henrique Azevedo Leão, "os Institutos Federais têm o importante papel de produzir inovação e atender a necessidades reais da sociedade. A implantação dos polos de inovação é um dos caminhos."

A capacitação ocorre no formato do Sistema de Excelência da Embrapii para Polos de Inovação, realizada em dois níveis, o curso presencial e a visita in loco de consultores aos Institutos Federais selecionados. "Os consultores atuarão no sentido de auxiliar na formulação dos processos e na facilitação do diálogo dos Polos com as empresas. É preciso falar a língua do empresário, do industrial", destaca Fábio Stallivieri, Assessor Técnico da Embrapii.

José Luís Gordon, Diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, considera que os Institutos Federais têm muito a contribuir na resolução de demandas do setor produtivo. Mas é preciso entender o mercado. "É importante que todos compreendam como as empresas se organizam, sua lógica, e que estejam preparados para atender e responder às demandas de forma rápida e com flexibilidade."

Polos – Os polos serão unidades compostas por laboratórios de pesquisa aplicada, atuando em uma área de competência específica e serão implantados nos campi dos Institutos Federais selecionados. Alunos e professores do próprio Instituto, profissionais das indústrias e pesquisadores do Brasil e até do exterior serão responsáveis pela execução dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Embrapii – é uma organização social que mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), qualificada para implementar políticas públicas na área de inovação, destinadas ao aumento da competitividade da indústria nacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página