Instituto Federal - Projeto de veículo elétrico do IFPR é destaque na SBPC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de veículo elétrico do IFPR é destaque na SBPC
Início do conteúdo da página

Projeto de veículo elétrico do IFPR é destaque na SBPC

Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2015, 15h11 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2016, 10h30 | Acessos: 1813

para a materia IFPRO protótipo do projeto "Veículos Elétricos para Reciclagem de Resíduos Sólidos, não Tripulados, Tripulados e de Transporte Urbano" é destaque no estande do Ministério da Educação na Reunião Anual da SBPC em São Carlos-SP. O projeto, de autoria do professor Carlos Eduardo de Araújo, do campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR) fica em exposição até sábado, 18, último dia do evento.

De acordo com o professor, os trabalhos tiveram início em 2012, em uma visita à empresa Renault, para realizar uma tentativa de parceria. A pesquisa conta com suporte financeiro de recursos da Chamada Setec/MEC-CNPq nº 094/2013 e do Edital nº 07/2014, referente ao Programa Institucional de Apoio à Aquisição de Equipamentos para Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão e Inovação do IFPR.

Segundo Araújo, o veículo pode ser utilizado para realizar várias tarefas, como auxiliar no processo de coleta de lixo urbano, transportar cargas dentro de indústrias e até mesmo, distribuir correspondências em áreas urbanas. Para ele, o projeto representa uma forte tendência de pesquisa pela questão do uso sustentável. "Veículos elétricos serão uma realidade em breve nos centros urbanos. Pesquisar e desenvolver tecnologias na área são um caminho natural a ser percorrido pelas instituições de ensino e pesquisa", complementa.

Araújo salienta que esse projeto é de importância ímpar tanto para os servidores quanto para os estudantes do Instituto. "Com a oportunidade disponibilizada pelo MEC, Setec e CNPq através dos editais 94/2013 e 17/2014, o conhecimento técnico dos professores do IFPR pode ser utilizado no desenvolvimento de controladores eletrônicos e sua transferência da tecnologia para o setor produtivo", pontua o professor. "Estamos acompanhando uma demanda que se tornará tendência. É importante frisar que os alunos envolvidos neste projeto poderão ser empregados no setor produtivo quase que de imediato, dada a especialização que irão obter", conclui.

Texto: Rafael Vitola - IFPR

registrado em:
Fim do conteúdo da página